O processo de nomeação dos dirigentes de universidades e institutos federais de ensino superior é tema de audiência pública marcada para essa terça-feira (8), às 10h na Câmara dos Deputados. Tradicionalmente, a escolha acontece a partir do resultado da consulta à comunidade acadêmica – o representante mais votado por professores, estudantes e trabalhadores era nomeado pelo presidente da República para o cargo de reitor ou diretor-geral de cada instituição. No entanto, desde que assumiu, Jair Bolsonaro contrariou as escolhas da comunidade universitária em sete ocasiões.
Em cinco destes casos, o governo nomeou representantes que não lideravam a lista tríplice com nomes dos mais votados internamente. Em outros dois casos, indicou representantes que sequer integravam a lista elaborada e, no mais emblemático deles, o do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), a intervenção já dura quase dois meses.
A audiência pública será moderada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG) e Alice Portugal (PCdoB-BA) e contará com a participação de representantes da comunidade acadêmica, professores, estudantes e trabalhadores, e dirigentes de entidades como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), União Nacional dos Estudantes (UNE), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), entre outras. O governo também foi convidado a enviar representantes.
O debate será interativo, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara dos Deputados. Também é possível acompanhar pelo site democracia.camara.leg.br/audiências/sala/1207.
Serviço:
Audiência pública sobre nomeação de reitores de Universidades e Institutos Federais
Local: Plenário 10 da Câmara dos Deputados
Quando: Terça-feira, 08 de outubro de 2019
Horário: 10h
Assessoria Parlamentar