Foto: Gustavo Bezerra
Na próxima quinta-feira (15 ), deputados federais membros da Comissão Especial que trata do projeto de lei (PL 5335/09), que trata de Transposição Hidroviária de Níveis, farão uma visita à Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, situada no município de Guadalupe, a cerca de 380 km da capital piauiense. A comitiva será acompanhada por representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Administração das Hidrovias do Nordeste (AHINOR) e outros órgãos.
A visita foi solicitada pelo 2º vice-presidente da Comissão, deputado Jesus Rodrigues (PT-PI)com o objetivo de colocar em debate a situação das eclusas da Usina, que aguardam conclusão desde 1982.
“As eclusas são imprescindíveis para a navegabilidade do Rio Parnaíba, que pode permitir o transporte de produtos a um custo muito inferior ao que é gasto hoje com o deslocamento pelas rodovias. Para que entrem em funcionamento estão faltando os equipamentos hidroelétricos, um investimento da ordem de R$ 70 milhões. É um valor quase insignificante em relação aos benefícios que serão proporcionados”, destaca o parlamentar.
Recentemente, a mesma comitiva da Câmara visitou a Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, única a operar eclusas no Brasil. No caso de Tucuruí, tanto a usina quanto as eclusas são administradas pela empresa Eletronorte. Ao final dos trabalhos, a comissão deverá proferir parecer ao PL 5335/09, que exige a construção de eclusas ou outros dispositivos de transposição de níveis já na construção das barragens destinadas à geração de energia elétrica.
A Usina de Boa Esperança foi inaugurada em 1970 e está sob a responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
Assessoria Parlamentar