Comitiva brasileira na China compartilha informações e tecnologia

maiachina040612A primeira atividade oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e comitiva na China aconteceu neste domingo (3) em uma visita ao Porto de Yangshan, cerca de 120 km do Centro de Shangai. O líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), também integra a comitiva oficial.

Como o litoral de Shangai possui águas rasas, sem capacidade de receber em sua costa navios de grande calado, mas se encontra em uma região estratégica da Ásia, o governo chinês optou por construir o Porto de Yangshan, junto a três pequenas ilhas a cerca de 30 km do litoral, onde a profundidade chega a 30 metros. Embora ainda em obras, o Porto já está em operação, tendo movimentado mais de 10 milhões de containers em 2011, o que o tornou o terminal de maior movimento no mundo. A conclusão das obras está prevista para 2020, quando o local deverá movimentar até 15 milhões de containers anualmente.

Nesta segunda-feira (4), a comitiva da Câmara dos Deputados, visitou o estaleiro Waigaoqio – Construção Naval Ltda (CSSC), ainda em Shangai. O estaleiro é o quinto do mundo em tamanho, mas o primeiro em produção, segundo Xu Ping, vice-presidente da companhia. Ainda segundo Xu, 95% da produção de cerca de 200 navios produzidos anualmente são para exportação.

Segundo Xu, a crise econômica internacional fez com que caísse muito a demanda, o que preocupa o governo chinês que optou por diminuir o ritmo de investimentos no setor. Para enfrentar este momento, a companhia abriu novas frentes de produção, como a construção de plataformas marítimas ou navios com alta tecnologia. Neste momento, quatro estão sendo montadas no estaleiro. “Gostaríamos muito de comercializar nossos produtos com o Brasil, embora saibamos que os brasileiros também começaram a construir navios e que essa nova indústria tem um grande futuro pela frente”, disse Xu.

“É muito importante podermos compartilhar informações e tecnologias. A própria história recente dos povos da China e do Brasil apresentam muitas semelhanças e temos de aproveitar nossas experiências para transformá-las em melhor qualidade de vida para nossas populações”, disse Marco Maia.

“A parceria entre o Brasil e a China certamente impulsionará o desenvolvimento dos dois países. O caminho a ser trilhado pelas duas nações pode mudar a história do mundo”, disse Marco Maia, lembrando o fato de que os dois países vem incrementando políticas de distribuição de renda para suas populações, que por suas dimensões quantitativas abrem oportunidades de negócios para o mundo todo.

Integram a comitiva, além do presidente Marco Maia (PT-RS), os deputados Jilmar Tatto, Líder do PT na Câmara, Bruno Araújo (PSDB-PE), Líder do PSDB, Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Osmar Júnior (PCdoB-PI), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – China, e Fábio Ramalho (PV-MG).

Assessoria da presidência da câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também