Comissão vota Estatuto da Juventude no dia 7 de abril

eudesxUm pedido de vistas do deputado Raul Henry (PMDB-PE) adiou, hoje, a votação do Estatuto da Juventude (PL 4529/04). A proposta, elaborada pela comissão especial que analisou as políticas públicas para a juventude,

garante vários benefícios para os jovens, como a meia-entrada em eventos culturais e de lazer e transporte gratuito interestadual e intermunicipal para estudantes. O texto estabelece ainda ações afirmativas na área de educação, saúde e linha de crédito especial para jovens empreendedores. O encerramento da discussão e a votação do projeto ficou marcada para o dia 7 de abril. Até lá, a relatora da proposta, deputada Manuela D’Avila (PCdoB-RS), irá conversar com ministros das áreas que, pelo estatuto, irão desenvolver ações para a juventude.

O deputado Zézeu Ribeiro (PT-BA) acredita na aprovação da proposta e enfatizou que a maioria dos direitos e avanços propostos no estatuto já estão em prática no governo Lula. “O estatuto é um avanço. O texto é feliz no trato de uma política para a juventude que já vem sendo executada por sete ou oito ministérios, em articulação com a Secretaria da Presidência da República”, afirmou Zézeu. Ele acrescentou que o projeto, na verdade, consolida os direitos da juventude que já estão acontecendo na prática.

O deputado Eudes Xavier (PT-CE) também elogiou o texto apresentado e enfatizou que o estatuto vai beneficiar cerca de 55 milhões de jovens brasileiros. Ele destacou o artigo que trata da profissionalização e do trabalho. “Esse é um tema fundamental e o estatuto contempla as associações, as cooperativas e a rede de economia solidária. Esses são mecanismos fundamentais para criar oportunidade de trabalho formal, com carteira assinada, para a nossa juventude”, afirmou.

Rede da juventude – A proposta prevê a criação da Rede Nacional da Juventude, constituída pelo Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), que ficará encarregada de definir claramente os direitos da juventude e quem deve implementá-los. Para financiar as atividades da rede, o projeto prevê também a instituição do Fundo Nacional de Juventude. A relatora explicou que essa estrutura já existe, mas funciona de maneira informal.

O estatuto assegura também aos jovens negros, indígenas e oriundos de escolas públicas o acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações afirmativas. O projeto prevê ainda a destinação gratuita de 50% das vagas dos cursos oferecidos pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem e pelos Serviços Sociais a jovens não aprendizes com dificuldades financeiras.

Vânia Rodrigues

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100