Comissão vai ouvir delegado da PF que apresentou notícia-crime contra ministro Ricardo Salles

A Comissão de Legislação Participativa (CLP), presidida pelo deputado Waldenor Pereira (PT-BA), aprovou em reunião virtual, nesta terça-feira (20), requerimento de autoria dos deputados Joseildo Ramos (PT-BA) e Paulo Teixeira (PT-SP) para ouvir o ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva. O delegado apresentou notícia-crime no Superior Tribunal Federal contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ele acusa o ministro de interferências indevidas no trabalho da Polícia Federal e por defender madeireiros flagrados praticando desmatamento na Amazônia.

Joseildo Ramos e Paulo Texeira querem esclarecimentos sobre os motivos que levaram a direção da Polícia Federal a removê-lo do cargo que vinha exercendo. A data para a oitiva ainda não foi definida.

Alexandre Saraiva também apresentou notícia-crime, no último dia 14, contra o senador Telmário Mota (Pros). A acusação tem como base uma investigação feita no final de 2020, e culminou com a apreensão de mais de 200 mil metros cúbicos de madeira, avaliados em cerca de R$ 130 milhões.

A madeira ilegal foi apreendida no estado do Pará, no mês de março. Laudo da Polícia Federal revela que a carga é fruto de desmatamento ilícito. Em recente visita ao Pará, Ricardo Salles contrariou a PF, responsável pela ação, e exigiu a liberação da madeira ilegal.

“Torna-se necessário evidenciar quais motivações e justificativas levaram a direção da PF a trocar o delegado Alexandre Saraiva do cargo neste momento, já que o mesmo apresentou fatos que colocam em dúvida a própria atuação do ministro na administração pública”, argumentam os proponentes do requerimento.

Para o deputado Joseildo, a Amazônia precisa ser preservada. Ele lembrou que nos próximos dias 22 e 23, o Brasil estará sentado junto com outras nações na Cúpula de Líderes sobre o Clima. Nesse encontro, continuou o deputado baiano, os chefes de Estados irão debater o futuro climático global.

“O Brasil hoje é considerado um párea internacional, e esse ministro não tem nada a ver com a proteção do meio ambiente entre nós. Nós ainda temos uma legislação que está sendo destruída, uma legislação moderna, que é exemplo para todo mundo. Então, nós queremos saber dos detalhes que alicerçou a notícia-crime apresentada pelo delegado Alexandre Saraiva”, reiterou Joseildo Ramos.

O requerimento também foi subscrito pelo deputado João Daniel (PT-SE).

 

Benildes Rodrigues com informações de assessoria parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex