A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou nesta quarta-feira (7) requerimento de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE) para realização de audiência pública para debater o quadro macroeconômico para a implementação da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Para audiência, serão convidados representantes da Casa Civil e dos ministérios da Fazenda e do Planejamento. A audiência ainda não tem data confirmada.
Por se tratar de um dos mais importantes programas de estímulo à geração de empregos e ao desenvolvimento econômico do país, o parlamentar acredita que o legislativo precisa acompanhar de perto o andamento do programa. “O PAC 1 permitiu ao país crescer a taxas superiores a 5% ao ano, chegando a 6,1% em 2007. Em 2008, em função da crise financeira mundial, a taxa ficou em 5,1%. Mas o país tem condições de crescer 5,5% entre 2011 e 2014. O PAC preparou o Brasil para um ciclo longo de crescimento e a sua segunda fase impulsionará um novo ciclo de crescimento sustentável”, afirmou.
Hidrelétrica – A comissão aprovou ainda requerimento de autoria do deputado Pedro Eugênio (PT-PE), que prevê a realização de audiência pública para discutir denúncias vinculadas na imprensa sobre a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). De acordo com o petista, nos últimos meses a hidrelétrica foi alvo de denúncias de possíveis esvaziamentos institucionais.
Edmilson Freitas