Comissão vai acelerar apreciação de PEC que inclui transporte como direito social

 NilmarioMiranda14052013

O deputado Nilmário Miranda (PT-MG) afirmou nesta terça-feira (1º) que a Câmara tem condições de aprovar, ainda neste ano, a proposta de emenda à Constituição (PEC 90/11), que inclui o transporte na relação dos direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal. “A intenção era fazer um debate mais amplo, buscar consenso. Mas estamos vendo que a população tem pressa, quer ter logo um transporte público de qualidade. Então vamos acelerar os trabalhos aqui na comissão”, afirmou Miranda, que é o relator da PEC na comissão especial que analisa a matéria.

No final da audiência pública realizada nesta terça-feira, que reuniu a Associação Nacional dos Transportes Públicos, a Confederação Nacional das Associações de Moradores e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Nilmário Miranda anunciou que a comissão irá realizar debates em grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “Em seguida, em novembro, vou apresentar o meu parecer, com tempo suficiente para que o Plenário da Câmara aprecie a PEC, em dois turnos, ainda neste ano”, ressaltou.

Nilmário Miranda explicou que o debate em São Paulo será fundamental porque foi lá que nasceu o Movimento Passe Livre, protagonista das manifestações que tomaram conta do País em junho passado.  O Rio, argumentou, é importante porque lá está acontecendo a CPI do transporte público e, em Belo Horizonte, tem um movimento coletando assinaturas para um projeto de iniciativa popular para a tarifa zero.

Debate – Na audiência pública desta terça, os debatedores foram unânimes na defesa da PEC 90.  O presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires; destacou a importância da PEC para reverter a lógica atual dos governos que priorizam o transporte individual. “Não somos contra a pessoa ter um carro. O que defendemos é o uso racional, por exemplo, nos fins de semana. Mas para isso é preciso ter um transporte coletivo de qualidade e de baixo custo para o uso nos deslocamentos para o trabalho”, argumentou.

O presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Nilton da Silva Correia, enfatizou que o transporte como direito social é fundamental para assegurar os demais direitos constitucionais, como o direito à educação; à saúde; trabalho; moradia; lazer, entre outros.

O representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores, Getúlio Vargas Junior, disse que a entidade defende a PEC 90 como uma das prioridades do Pacto da Mobilidade lançado recentemente pela presidenta Dilma Rousseff.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex