O vice-primeiro-ministro da Bélgica, Didier Reynders, foi o convidado da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara para a palestra “A União Europeia, a Bélgica e o Brasil: um panorama para o futuro”, realizada nesta terça-feira (2). Para o presidente da comissão, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), o diálogo foi importante para aproximar ainda mais o Brasil e a Bélgica, através de parcerias comerciais e de cooperação em diversas áreas estratégicas, além de contribuir com o debate sobre a crise econômica na zona do Euro.
“Temos obtido resultados positivos na cooperação bilateral com a Bélgica em várias áreas, como ciência e tecnologia, educação, transportes e outras, bem como acreditamos em perspectivas positivas quanto ao desenvolvimento da cooperação em meio ambiente, tratamento do lixo nuclear, segurança de portos e aeroportos, entre muitas outras”, listou Pellegrino.
“A Bélgica também é um grande parceiro comercial do Brasil, mas podemos avançar bastante nesse intercâmbio”, acrescentou o parlamentar.
Didier Reynders, que acumula os cargos de ministro de Relações Exteriores, do Comércio e de Assuntos Europeus, elogiou o protagonismo brasileiro no cenário internacional e lembrou que as relações entre Brasil e Bélgica possuem um histórico largo e muito positivo. Além disso, destacou também a possibilidade de incrementar a pauta comercial e de investimentos mútuos entre os dois países.
“O Brasil é hoje não apenas o nosso aliado mais importante na América do Sul, mas é um ator influente nas discussões sobre as questões fundamentais do planeta. Temos relações comerciais de grande volume, mas acredito que elas podem melhorar consideravelmente”, declarou Reynders, que cumprirá extensa agenda de compromissos no Brasil.
Rogério Tomaz Jr.