A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados realizará encontro com os presidentes das comissões de Relações Exteriores dos Congressos dos países que integram a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), visando o fortalecimento da unidade e dos interesses dos países sul-americanos. É o que prevê requerimento do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), presidente da CREDN, aprovado nesta quarta-feira (21).
Na avaliação do parlamentar, “no atual momento, a UNASUL e o Mercosul, encontram-se diante do desafio de fortalecer seus mecanismos de governança, conferindo eficácia e robustez às decisões e às negociações conjuntas com outros foros regionais ou países”.
Pellegrino destacou ainda que a UNASUL já teve papel relevante em evitar uma possível guerra civil separatista na Bolívia, além de ter mediado com êxito conflitos entre Equador, Colômbia e Venezuela.
“A UNASUL fortaleceu-se como mediadora de conflitos e propulsora de mudanças que estimulam o desenvolvimento da região em todos os campos. Portanto, o Parlamento tem uma contribuição importante a prestar. Nós queremos, por meio da diplomacia parlamentar, identificar temas e estratégias para uma agenda comum de ação parlamentar no âmbito do bloco”, explicou o deputado.
A União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) foi criada em 2008 e é integrada por 12 países que juntos somam uma população de 397 milhões de habitantes.
Assessoria da Comissão