Comissão faz debate sobre balanço da seguridade social em 2012

DrRosinhaA Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara realizou, nesta quarta-feira (19), um debate sobre o balanço do sistema de seguridade social brasileiro em 2012. Parlamentares debateram o tema a partir da exposição de Álvaro Sólon de França, presidente da Associação Nacional Auditores Fiscais Receita Federal do Brasil (Anfip).
 
O convidado criticou o número elevado de desonerações concedidas pelo governo, mas ressaltou que, ainda assim, o saldo do setor em 2012 – R$ 78,1 bilhões – foi positivo e apresentou um leve crescimento, de 1,2%, em relação ao ano anterior. “Consideramos que algumas desonerações são oportunistas e não têm se revertido em benefícios à sociedade, mas trazem prejuízos à sociedade”, afirmou França.
 
O presidente da CSSF, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), se disse satisfeito em relação à atividade e explicou que a comissão pretende utilizar mais vezes esse modelo de discussão – com exposições de convidados antes de reuniões deliberativas. “Acredito que o diálogo hoje foi muito proveitoso, tanto que surgiram propostas para realizarmos um seminário para aprofundarmos essa discussão. A Anfip goza de muito respeito e certamente pode contribuir de forma importante com a comissão nesse debate”, enfatizou Rosinha.
 
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), membro da CSSF, elogiou a Anfip “por toda a contribuição que tem dado ao país e ao Parlamento” e propôs um seminário para que a comissão aprofunde o tema. Além disso, o parlamentar baiano destacou o grande percentual de investimento do governo no sistema de seguridade. “Apesar da desoneração, da DRU, fica claro que o nosso governo tem investido muito no social, já que a análise da Anfip revela que metade dos recursos orçamentários é aplicada na seguridade social, o que mostra o papel desse setor para o desenvolvimento social. Esse é um dado relevante que mostra a preocupação do governo em fortalecer a seguridade”, frisou Amauri.
 
O deputado Rogério Carvalho (PT-SE) também enalteceu a importância do debate, mas defendeu a política de desonerações como uma das respostas à crise econômica mundial. “É importante que este tema venha para o debate, mas as desonerações são medidas do governo para reagir a uma crise na qual já levamos cinco anos e que veio não na forma de ‘V’, mas de ‘W’, pois veio, retrocedeu, voltou forte e agora dá sinais de diminuir novamente. A indústrias já começam a dar sinais de recuperação da sua competitividade e o nível de emprego tem sido mantido graças a medidas dessa natureza”, argumentou Carvalho.
 
Requerimento – Após a discussão sobre o balanço da seguridade social, a comissão aprovou inúmeras proposições. Entre elas, requerimento, da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que solicita a prorrogação dos trabalhos da subcomissão especial destinada a analisar e diagnosticar a situação em que se encontram as políticas de governo relacionadas às doenças determinadas pela pobreza.
 
Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex