Foto: Floriano Rios
O coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Pedro Eugênio (PT-PE), acompanhado do grupo de trabalho (GT) que coordena as ações de enfrentamento da seca, visitou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta semana. Eles levaram o plano de ação do colegiado e solicitaram o estreitamento das relações com a Casa para avançarem nas políticas de desenvolvimento do Nordeste. Calheiros sugeriu que seja criada uma comissão especial composta por deputados e senadores para tratar do tema.
“Ficou combinado que iremos escolher alguns temas e tópico para focar na atuação desta comissão especial, com debates, reflexões, estudos e audiências públicas. Tudo isso no sentido de gerar proposições de políticas públicas que complementem e reforcem as que já existem, e que estão sendo implementadas pelo governo Dilma”, explicou Pedro Eugênio.
Durante a reunião, que contou com a presença dos deputados do GT, Fernando Ferro (PT-PE), Afonso Florence (PT-BA), Amaury Teixeira (PT-BA), Paulão (PT-AL) e Chico Lopes (PCdoB-CE), os parlamentares falaram sobre a necessidade de uma política de desenvolvimento voltada para o pós-seca.
“Para isso, precisamos pensar na incorporação de tecnologia, formação de estoques estratégicos, irrigação para produzir grãos, crédito associado à assistência técnica e outros”, detalhou o coordenador.
Os deputados deixaram a reunião com a tarefa de se reunirem com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e concluir o processo de criação da comissão especial.
Da assessoria parlamentar