Comissão e Grupo de Terras Indígenas promovem ciclo de debates

padreton-D2A Comissão de Legislação Participativa (CLP) e o Grupo de Terras Indígenas, criado durante o Abril indígena após pressão dos povos indígenas para deter a tramitação da PEC 215/2000, promove o segundo ciclo de debates nestas terça-feira (13) e quinta-feira (15), sobre a demarcação de terras indígenas e outras questões relacionadas a projetos de lei que retiram direitos indígenas garantidos na Constituição de 1988.

Nesta terça-feira, a discussão vai abordar a constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição 215/2000 que inclui dentre as competências exclusivas do Congresso Nacional a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas. O jurista Dalmo Dallari, que tem se manifestado contra a PEC 215, será um dos expositores. O ministro da Justiça foi convidado, mas ainda não confirmou presença.

Coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, o deputado Padre Ton (PT-RO) impetrou no Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (8), juntamente com outros 22 deputados, Mandado de Segurança para barrar a tramitação da PEC 215/2000. O relator da ação já foi designado – é o ministro Roberto Barroso. 

Na quinta-feira (15), a segunda audiência pública será uma oitiva de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) sobre a suposta suspensão da demarcação das terras indígenas do Paraná, anunciada pela ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann, em razão de um laudo produzido pela Embrapa que contesta o trabalho da Funai naquele Estado.

Essa audiência foi proposta pelo deputado Padre Ton. O laudo da Embrapa, segundo o Instituto Socioambiental (ISA), não existe. Padre Ton pediu esse documento, através de Requerimento de Informações, à Embrapa e Casa Civil, mas até agora não houve manifestação.    

Programação

Terça-feira, 13 de agosto (Plenário 3)

14h30 – Painel: Constitucionalidade da PEC 215/2000.

EXPOSITORES CONVIDADOS: José Eduardo Cardoso, ministro da Justiça; Carlos Frederico Marés, professor da PUC-PR, ex-procurador do Estado do Paraná, ex-presidente da FUNAI; deputado Osmar Serraglio, relator da PEC 215/2000; ex-deputado Almir Sá, autor da PEC 215/2000; Dalmo Dallari, jurista; e representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Quinta-feira, 15 de agosto (Plenário 3)

9h30 – Painel: Suspensão da demarcação das terras indígenas no Paraná.

EXPOSITORES CONVIDADOS: José Eduardo Cardoso, ministro da Justiça; Maurício Antônio Lopes, presidente da EMBRAPA; Maria Augusta Boulitreau Assirati, presidente da FUNAI; Levi Pereira, professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Ricardo Verdun, Professor da Universidade de Brasília (UnB); e  representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

 Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100