Comissão do Senado aprova cotas sociais em universidades

estudante060612A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje (6) o projeto de lei da Câmara (PL 73/1999), que reserva no mínimo 50% das vagas das universidades federais para estudantes de escolas públicas e escolas técnicas federais.

Pela proposta, em metade desse total deverá ser levado em conta os critérios de renda e étnico-racial. Pelo projeto, aprovado na Câmara em 2008, no preenchimento das vagas pelo critério étnico-racial será observada a proporção de estudantes negros na população do estado.

A aprovação da proposta foi comemorada pelo presidente nacional do Movimento dos Sem Universidade (MSU), Sérgio José Custódio. “Hoje é dia de grande alegria para quem tem filho em escola pública. O Senado deu um passo no sentido de acudir realmente o interesse do povo pobre, do povo que está na escola pública, e do povo negro, que construiu este país e é quase metade do Brasil”, ressaltou o coordenador do comitê brasileiro pela aprovação do projeto.

Regras – Pelo texto, metade da cota de 50% deverá ser preenchida por estudantes cuja família tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933,00). Do total de 50%, o preenchimento, pelo critério étnico-racial (por curso e turno), deverá partir dos estudantes que se declararem negros, pardos e indígenas.

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa antes de seguir para o plenário do Senado.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo