Comissão discutirá piso com trabalhadores e gestores da educação pública

FatimaBezBrizzaCavalcanteA comissão especial que discute o  reajuste do piso salarial nacional do magistério reúne nesta quarta-feira (11) trabalhadores e gestores da educação pública para discutir o tema. “Vamos debater com os principais interessados o mecanismo de atualização da Lei do Piso Salarial do Magistério”, explicou a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadora do grupo de trabalho.  Atualmente o piso é corrigido pelo percentual de crescimento do  Fundeb (Fundo da Educação Básica), mas está pronto para ser apreciado em Plenário recurso ao PL 3776/08, do Executivo, que passa a atualizar o piso pelo INPC.

A deputada Fátima Bezerra explicou que é de sua autoria o recurso para que o PL 3776 passe pelo Plenário antes de ser encaminhado ao Senado. “Graças a esse recurso, que contou com o apoio  de outros 65 deputados, os professores hoje estão tendo o direito de lutar pelo reajuste de 22,22%, e não de apenas 5,5%, como queriam os governadores”. Portanto, continou a deputada, “nós vamos defender um mecanismo de atualização que garanta não só a inflação, mas assegure aumento real, para que continuemos avançando nessa política de valorização do magistério”, defendeu.

O piso atual é de R$ 1.451 para os professores que têm formação em nível médio e atuam em escola pública com jornada semanal de 40 horas.  A deputada Fátima Bezerra , no entanto, lamenta que das 27 unidades da federação – incluindo o Distrito Federal – 15 estados ainda não paguem o piso nacional do magistério.

Participam do debate, marcado para as 17h, na sala de reuniões da Comissão de Educação, o presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Leão; o presidente da  Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Cleuza Repulho; e o presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também