Está na pauta da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) desta quarta-feira (28), requerimento de autoria do deputado Miriquinho Batista (PT-PA), para a constituição de uma comissão com vistas a acompanhar in loco o cumprimento de acordo envolvendo a diretoria das Centrais Elétricas do Pará (CELPA) e os trabalhadores desta empresa. A ideia é buscar uma solução para as demissões que vinham ocorrendo nos últimos meses.
Em regime de recuperação judicial, a CELPA foi privatizada em 1998 e, desde novembro de 2012, é controlada pela Equatorial Energia. A empresa possui hoje cerca de 1,9 mil funcionários e uma dívida bruta aproximada de R$ 3,3 bilhões. Como parte de um programa de reestruturação, em abril deste ano, foi lançado um programa de demissão voluntária (PDV) para desligar 564 empregados. Mais de 240 trabalhadores aderiram ao programa, e a empresa agora vem tentando realizar novos desligamentos que, na avaliação do presidente do Sindicato dos Urbanitários do Pará, Ronaldo Romeiro Cardoso, são imotivados.
Na tentativa de encontrar um consenso para o tema o deputado Miriquinho solicitou uma audiência, já realizada, quando ficou decidida a criação da comissão para acompanhar as negociações e checar in loco as denúncias.
Assessoria Parlamentar