Foto: Gustavo Bezerra
Foi aprovado na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), requerimento de autoria do deputado Miriquinho Batista (PT-PA) que vai debater o “Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal”.
Miriquinho justificou que para a preservação ambiental e a manutenção da biodiversidade da região é necessário um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia. Diante disso, os secretários estaduais de ciência e tecnologia juntamente com os presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa desses estados elaboraram o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia Legal (PCTI/Amazônia).
O PCTI propõe a interação sistêmica entre os atores e instituições para o alcance de uma combinação harmônica entre objetivos de crescimento, inovação, competitividade, equidade e sustentabilidade. As tecnologias e inovações promissoras tomam por base o uso de substâncias e materiais obtidos no bioma amazônico. Essas tecnologias são de grande importância pois serão capazes de abrir novas perspectivas de ocupação produtiva e reforçará a inclusão social e a conservação ambiental. “Ou seja, vamos agregar valor à biodiversidade, criar condições para o desenvolvimento regional com sustentabilidade, distribuir riquezas, gerar emprego e renda e por fim, melhorar a vida da população”.
Serão convidados, dentre outros, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Consecti, Jadir José.
A data será definida em reunião ordinária da CINDRA.
Assessoria Parlamentar