Deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, gestores, professores, movimentos estudantis e demais representações sociais estiveram reunidas nesta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal, para debater o futuro do ensino médio no Brasil. A audiência pública foi proposta pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e contou com a presença dos deputados Reginaldo Lopes (PT-MG), presidente da comissão especial da Câmara que analisa a Reformulação do Ensino Médio e Wilson Filho (PMDB-PB), relator.
Fátima Bezerra, primeira vice-presidente da comissão, destacou que o ensino médio no Brasil não dialoga mais com a realidade da educação. “Uma das alternativas é alterar a grade curricular através de um modelo que combine formação geral com o ensino profissionalizante. É necessário dotar as escolas de estrutura física, pedagógica e organizacional adequadas sem perder de vista a necessidade de se investir fortemente na formação, carreira e salário do magistério brasileiro”, disse.
“Não temos divergências quanto ao tema. Todos nós sabemos que é preciso mudar o ensino médio. É fato que precisamos agir. Já temos várias gerações abandonadas pela falta de um ensino médio mais atraente. Estamos entusiasmados de que iremos, através dessa comissão, melhorar o ensino médio”, destacou Reginaldo Lopes.
Na ocasião foram debatidos um novo currículo; inserção do ensino profissionalizante; ensino noturno mais atrativo; valorização do magistério; construção de novas escolas; financiamento federal do ensino médio, dentre outros. Os encaminhamentos do RN farão parte de uma pauta nacional a ser debatida, ainda este ano, durante seminário nacional.
Assessoria Parlamentar