A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática promove nesta terça-feira (27), no plenário 13, às 14h, o seminário: “O MMA e a televisão: entretenimento, formação da cidadania ou banalização da violência?”
O objetivo é debater o Projeto de Lei 5534/09, que proíbe a transmissão de lutas marciais não olímpicas pela TV, em análise na comissão.
Os autores do requerimento do seminário, ex-deputado Emiliano José (PT-BA) e Sibá Machado (PT-AC) argumentam que “a televisão não deveria ser, sob nenhuma hipótese, veículo destinado ao estímulo da violência, dos sentidos mais animalescos do ser humano”. Eles citam diversos casos de mortes e lesões graves resultantes dessas lutas.
Foram convidados a participar do debate o diretor de Esportes da Rede Globo, Marcelo Campos Pinto; o diretor de Esportes da Rede Record, Sérgio Hilinsky; o diretor de Esportes da Rede TV, Sidnei Bortotto; o diretor de Esportes do Canal Combate, Pedro Garcia; o lutador profissional de MMA, Anderson Silva; dentre outros.
PT na Câmara