Comissão debate na quarta investigação de assassinato de Manoel Mattos

manoelmatosA Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados realizará nesta quarta-feira (24), audiência pública para debater a federalização das investigações sobre o assassinato do advogado Manoel Mattos,
ocorrido em janeiro de 2009. A audiência ocorrerá a partir das 14h, no plenário 9.

O requerimento para o debate foi apresentado pelo deputado Luiz Couto (PT-PB), ele próprio um alvo dos grupos de extermínio que atuam em Pernambuco e na Paraíba.

Manoel Mattos, advogado, defensor de direitos humanos, então vice-presidente do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco, foi assassinado por pistoleiros na praia de Acaú, em Pitimbu, litoral sul da Paraíba, no dia 24 de janeiro de 2009.

O advogado foi morto a tiros de pistola e espingarda calibre 12, enquanto conversava com amigos no terraço da residência de veraneio onde se encontrava.

O crime foi uma reação ao trabalho de Mattos contra grupos de extermínio que atuam em Pernambuco e na Paraíba. As denúncias de Manoel Mattos contribuíram com os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Pistolagem em várias regiões do Brasil.

Entidades de direitos humanos e parlamentares solicitaram a federalização das investigações do assassinato de Manoel Mattos, pedido que foi endossado pelo Ministério Público Federal.

Em agosto de 2009, o Procurador Geral da República aceitou o pedido de deslocamento de competência e o ato depende de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ),estando a ministra Laurita Vaz responsável por relatar o caso.

“Esperamos que a audiência sirva para sensibilizar o STJ quanto à necessidade urgente de federalização do caso, bem como traga novas informações a respeito da ação dos grupos de extermínio que atuam em Pernambuco e na Paraíba”, afirmou a
deputada Iriny Lopes (PT-ES), presidente da CDHM.

Para a audiência pública, estão confirmadas as presenças de Gilda Pereira Carvalho, Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal; Andressa Caldas, da ONG Justiça Global; Danielle Marinho, da ONG Dignitatis; Nair Ávila dos Anjos, mãe de Manoel Mattos e Rosemary Souto Maior de Almeida, Promotora de Justiça da Comarca de Itambé (PE). A Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República também enviará representante.

Assessoria da Comissão de Direitos Humanos

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100