Para discutir soluções ao transporte da população nas cidades e a atualização de leis que versam sobre a mobilidade ativa, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), deputado Givaldo Vieira (PT-ES), traz a Brasília, nesta quinta-feira (17), o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. A capital paulista alcançou entre 2013 e 2016, período da gestão de Haddad, melhoria significativa nos índices de congestionamento e acidentes de trânsito a partir da ampliação de corredores exclusivos para ônibus, aumento da fiscalização, mudanças de mão em vias estratégicas e redução nos limites de velocidade nas marginais, entre outras iniciativas.
A discussão sobre “A Mobilidade Ativa e o Desenvolvimento Urbano” será realizada em audiência pública interativa a partir das 9h desta quinta, no plenário 16 da Câmara dos Deputados.
Especialistas sobre o tema, ativistas e representantes de instituições estão confirmados. Entre eles, o representante do escritório em Brasília da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) Fábio Antinoro; o diretor de Participação da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) Daniel Guth; o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades José Roberto Generoso e um membro do Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).
“Uma das prioridades da agenda urbana é o avanço em políticas públicas que contemplem cidades mais humanas. São Paulo conquistou reconhecimento internacional por meio de uma visão com foco nas pessoas nas ações de mobilidade sustentável, sob a liderança do Haddad. Vamos estimular esse diálogo para construção de um modelo de cidade que não seja voltado apenas para o transporte individual motorizado, que reforça desigualdade social e nos espaços públicos. Contaremos, portanto, com a opinião de estudiosos do assunto, ciclistas, poder público e gente que já fez bastante nesta área”, afirma o deputado Givaldo Vieira.
Esta audiência pública da CDU atende a um requerimento de autoria do presidente, e tem como coautor o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Quem não conseguir estar presente na atividade, pode participar desde já enviando perguntas para o portal e-Democracia da Câmara dos Deputados e acompanhar online durante a audiência. As perguntas mais votadas serão respondidas pelos debatedores. Acesse o link e participe: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/342.
(AP)