A Comissão de Legislação Participativa da Câmara (CLP) promove nesta terça-feira (23) o seminário “Escola Sem Homofobia”. O objetivo é discutir o papel da escola na promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional. Parlamentares, representantes do Ministério da Educação e de entidades que defendem a causa dos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais estarão presentes no seminário. O debate contará também com a participação de internautas que enviarão perguntas aos convidados via e-mail.
Para a deputada Iriny Lopes (PT-ES), esse tipo de debate reforça a necessidade da atuação da escola no fim de qualquer tipo de preconceito, inclusive a homofobia, pois é na sala de aula que são formados cidadãos para o futuro.
“É na escola, desde criança, que o ser humano deve aprender a respeitar as diferenças e acabar com preconceitos”, destaca Iriny Lopes. “Todos têm o direito garantido na Constituição de escolher sua opção sexual, e o ambiente escolar deve estar preparado para apoiar, não para rejeitar”, disse.
Os internautas poderão encaminhar perguntas aos participantes do seminário pelo e-mail [email protected], com a sigla da comissão (CLP) no campo “assunto”. As perguntas serão encaminhadas aos deputados que integram a comissão, para que eles possam redirecioná-las aos convidados no momento do debate.
Salis Chagas (estagiário de Jornalismo) com Agência Câmara.