Comissão de Seguridade debate hepatites virais nesta quinta

 

amauricomissao

Foto: Gustavo Bezerra

De acordo com o Ministério da Saúde, de 1999 a 2011 (dados preliminares para o último ano), foram notificados 343.853 casos de hepatites virais no Brasil, incluindo os cinco tipos da doença – A, B, C, D e E. São casos confirmados da doença, com pacientes que já apresentam sintomas.  O estudo é feito todos os anos nas capitais e no Distrito Federal, com a realização de exames por amostragem de pessoas. O tipo mais comum é a hepatite A que, nesse período, atingiu 138.305 pessoas. Em segundo, a hepatite B com 120.343 casos.

Para debater a situação dessa doença no país, a Comissão de Seguridade Social e Família, presidida pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA), realiza na quinta-feira (8),a partir das 9h30,  uma audiência pública com especialistas.

Devem participar Fábio Mesquita, diretor do Departamento do Programa DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde; Jeová Fragoso, coordenador do Grupo Esperança de Santos (SP) e Hoel Sette Júnior que é gastroenterologista.  A audiência acontece no plenário 7 do anexo II da Câmara.

Os testes de diagnóstico estão disponíveis em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com o teste rápido para triagem das hepatites B e C. O diagnóstico precoce proporciona acesso ao tratamento em tempo adequado, o que previne as complicações da infecção crônica (cirrose, câncer e transplante de fígado). Dessa forma, a ampliação do diagnóstico significa mais notificações e estatísticas mais exatas.

A hepatite A, que tem o maior número de casos, esta diretamente relacionada às condições de saneamento básico e higiene. Cerca de  39,5  por cento das contaminações acontece dos 5 aos 19 anos de idade.

Já a hepatite B, o segundo tipo com maior incidência, atinge maior proporção de transmissão por via sexual. A prevalência dessa hepatite na população, de10 a 69 anos é de 0,37 por cento nas capitais e no DF. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é vacina, associada ao uso do preservativo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é vacina, associada ao uso do preservativo. Atualmente o SUS disponibiliza a vacina para todas as pessoas até os 29 anos, e também para populações vulneráveis em todas as idades. Entre estas, manicures, pedicures, profissionais do sexo, policiais militares e civis, caminhoneiros, doadores de sangue e profissionais da saúde, entre outros.

A hepatite C, com 82.041 casos, tem como  principal forma de transmissão o contato com sangue (por exemplo, compartilhamento de objetos como alicates de unha, lâminas de barbear, agulhas, seringas, equipamentos para tatuagens e uso de drogas). A maior prevalência está na Região Norte com 2,1 por cento dos casos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, de 70 a 80 por cento das infecções se cronificam. Em média, 20 por cento destas podem evoluir para cirrose e de 1 a 5 por cento para câncer do fígado.

A hepatite D, com 2.197 casos, tem como principal forma de transmissão a via sexual. Só as pessoas portadoras da infecção pelo vírus B têm risco de se infectar pelo vírus da hepatite D. As duas formas, associadas, tem maior risco de complicações hepáticas graves. O diagnóstico precoce e a vacina para a hepatite B podem evitar a transmissão pelo tipo D. Esse tipo da doença é endêmico na Região Norte.

Por último, a hepatite E, que ocorre por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. É rara no Brasil e tem 967 casos na pesquisa feita pelo Ministério da Saúde. A melhor forma de evitar a doença é pela melhoria do saneamento básico e por medidas educacionais de higiene.

O governo oferece, sem custo, seis medicamentos para o tratamento da hepatite B. Para a hepatite C, há cinco medicamentos disponíveis. Um deles, o tenofovir, é produzido no país desde 2011.  Atualmente estão em tratamento, na rede pública, cerca  de 16 mil pacientes com hepatite B e cerca de 13 mil pacientes com hepatite C.  A infecção pelo vírus da hepatite A é na maioria das vezes benigna, com remissão espontânea, sem , sem necessidade de tratamento medicamentoso.

Assessoria CSSF

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/