Comissão de Relações Exteriores debate situação do Mercosul e de outros blocos regionais

pellegrino

As perspectivas quanto as relações externas do Brasil, especialmente no âmbito do Mercosul, da Unasul e com os demais blocos regionais, foi tema de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, nesta quarta-feira (20).

O presidente da comissão, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), se disse bastante satisfeito com o alto nível do debate e com a discussão não se resumindo a questões ideológicas ou meramente teóricas. “Dialogamos na perspectiva da realidade concreta, dos interesses do Brasil, que precisa se inserir no contexto internacional a partir dos seus interesses soberanos. Acordo bilaterais podem ser bons se houver simetria. O Mercosul é um processo importantíssimo, mas não pode ser impedimento para a negociação de outras propostas de integração”, acredita Pellegrino.

Convidados e parlamentares foram unânimes na avaliação de que o Mercosul é muito relevante para o Brasil, mas divergiram sobre prioridades para a política externa. Para o embaixador Antonio Simões, do Ministério de Relações Exteriores (MRE), a América do Sul “nunca esteve numa situação tão boa em termos econômicos, sociais e comerciais”. Simões destaca também a democracia em todos os países como marca positiva do atual momento e derrubou os “mitos” acerca do Mercosul. “As imperfeições existem e nós queremos eliminá-las, mas algumas delas existem para acomodar os países menores e visam garantir mais equilíbrio”, explicou Simões.

O representante do Itamaraty também destacou o fato de o Mercosul ter uma área que é três vezes maior do que a União Europeia e ainda possuir um PIB de US$ 3,2 trilhões, representando a quinta maior economia do mundo. “De 1991 para cá, o comércio intrabloco se multiplicou treze vezes, passando de 4,5 bilhões de dólares para 60 bilhões e o fluxo do comércio do Mercosul é equivalente ao fluxo entre Brasil e Estados Unidos. Não são números pequenos e ele continua em expansão”, complementou Simões.

Outro convidado da audiência, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, rebateu a ideia comum entre opositores do Mercosul de que a assinatura de acordos bilaterais indica maior participação no comércio internacional e são positivos para a economia. “É preciso saber se os acordos a serem assinados vão gerar superávit ou déficit, se vão favorecer as exportações ou aumentar as importações. Os acordos com países desenvolvidos, por exemplo, nós sabemos que não há como aumentar a exportação de produtos manufaturados para estes países”, ponderou Guimarães, que foi secretário-geral do Itamaraty durante o governo Lula.

Além disso, Guimarães considera urgente fazer com que as empresas multinacionais atuantes no Brasil tenham o compromisso de exportar e não apenas produzir para o mercado interno. “Nós repetimos um mantra que diz que ‘é preciso diversificar as exportações, estimular as empresas’, quando o que precisamos é de disciplina destas empresas que vem se instalar no Brasil, mas sem compromisso com a geração de divisas de exportação e desenvolvimento de tecnologia”, disse o embaixador.

“A China se tornou o maior exportador do mundo porque impôs uma disciplina aos investimentos que se dirigiram para lá”, exemplificou Guimarães, acrescentando que boa parte do parque industrial brasileiro é controlado por empresas multinacionais, que obedecem antes aos seus próprios interesses estratégicos do que aos interesses do Brasil.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) defendeu a concepção de que o Mercosul não pode ser construído apenas no seu aspecto econômico, mas também deve ser erigido nas dimensões política e social. “Seria importante que tivéssemos um consenso, entre as diversas forças políticas que disputam o país, de que o Mercosul é importantíssimo para a nossa economia. Mas não basta um Mercosul apenas de mercado, de compra e venda de produtos, mas ele deve ser fortalecido na sua plenitude”, disse o parlamentar gaúcho.

O deputado Josias Gomes (PT-BA) também participou da audiência pública.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100