Comissão de Educação recebe propostas de estados para PNE

alfabetizadoApós seis encontros regionais e intenso debate entorno do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realizou na quinta-feira (10), em Brasília, o Encontro Nacional para apresentar a Carta de Brasília.

Fruto do debate entre o Poder Legislativo e a sociedade organizada, a Carta de Brasília aponta uma síntese dos documentos apresentados por região. Na ocasião, as cartas regionais foram lidas por representantes locais, os quais apresentaram as propostas originadas de cada encontro.

O documento, com anexo de todas as contribuições, foi entregue ao coordenador da Conferência Nacional de Educação (Conae) e secretário do Ministério da Educação, Francisco Chagas. O objetivo é somar as propostas elaboradas pelo Poder Legislativo ao debate que será promovido pelo Executivo em abril de 2010.

O novo Plano Nacional de Educação será apresentado em 2010 e deverá ser apreciado pelo Congresso Nacional.

Propostas – Ao todo foram 21 propostas apresentas pela Carta de Brasília, como a adequação do currículo respeitando à diversidade cultural; garantir o investimento na educação indígena criando políticas públicas de financiamento; cumprimento da Lei do Piso Salarial do Magistério, com Plano de Carreira, Cargos e Salários aos profissionais de educação; educação integral; priorização dos recursos do pré-sal para o financiamento público da educação; e a aplicação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação Brasileira até 2011 e de 10% até o ano de 2014.

Encontros – Entre os documentos a presentados no encontro nacional, a região Centro-Oeste – organizada pelo deputado federal e membro da Comissão de Educação Carlos Abicalil (PT-MT) – produziu a Carta de Cuiabá.

O documento com as contribuições foi lido pelo professor e vereador do PT de Barra do Garças (MT), Odorico Ferreira Cardoso Neto (Kiko). “Mato Grosso participou de um intenso debate com mais de 300 pessoas e que resultou na Carta de Cuiabá. Esta participação e compromisso com o novo PNE e as transformações educacionais posiciona o estado como
vanguarda com pessoas de alto respeito, como o deputado Abicalil – sendo referência nacional”, disse.

De acordo com Kiko, o encontro consolida o espaço democrático de ser ouvido, de produzir conhecimentos e contribuir. “Isto faz com que tenhamos, cada vez mais, o compromisso de sentar, refletir, produzir, apresentar propostas e fazer com que elas aconteçam”.

Assessoria Parlamentar com Equipe Informes

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex