A Comissão Especial da Reforma Política reúne-se na próxima terça-feira (15), às 14h, para discutir o roteiro de trabalho. O colegiado terá 180 dias para analisar as propostas em tramitação na Câmara sobre o tema e oferecer um projeto de consenso para ser votado pelo Plenário.
A bancada do PT na Câmara já definiu, em seminário realizado em fevereiro, a reforma política como uma das prioridades para este ano. O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), defende o fortalecimento do sistema político brasileiro. “Para evitar as distorções que comprometem a representatividade no Congresso Nacional”, ressaltou.
Paulo Teixeira enumerou alguns pontos da reforma política que o PT defende: o financiamento público de campanha, o fortalecimento dos programas partidários, a ampliação da presença feminina nos parlamentos e a lista pré-ordenada.
A Comissão Especial da Reforma Política possui 41 integrantes titulares e 41 suplentes. Integram o colegiado pelo PT os seguintes deputados como titulares: Érika Kokay (DF), Henrique Fontana (PT-RS), relator da matéria; João Paulo Lima (PE), José Guimarães (CE), Ricardo Berzoini (SP), Rubens Otoni (GO) e Waldenor Pereira (BA). Como suplentes : Elvino Bohn Gass (RS), Fernando Ferro (PE), Luci Choinacki (SC), Luiz Alberto (BA), Sibá Machado (AC), Taumaturgo Lima (AC) e Vicente Cândido (SP).
Gizele Benitz