A pedido do deputado Frei Anastácio (PT-PB), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara irá à Paraíba para realizar diligência nos mananciais que abastecem com água potável a cidade de João Pessoa, para averiguar denúncias de que a água estaria sendo contaminada por agrotóxicos. A visita ainda não tem data definida.
Segundo o deputado, “a população de João Pessoa pode estar consumindo água contaminada por agrotóxicos, em consequência de pulverização feita através de avião, em plantações de cana-de-açúcar na bacia hidrográfica das barragens de Gramame e Mamuaba, em Cicerolândia, no município de Santa Rita, região metropolitana da capital paraibana.
Frei Anastácio argumentou que esta diligência será muito importante para que se averigue, em loco, esta grave situação. “Além disso, iremos verificar os levantamentos locais feitos pelo Ministério Público Federal da Paraíba, para que haja uma interação entre ciência e proteção da saúde pública e do meio ambiente, sobre os impactos da exposição aos agrotóxicos que tomaram vulto em nosso estado há dois anos”, completou.
O deputado disse ainda que a iniciativa de pedir a presença da Comissão do Meio Ambiente da Câmara na Paraíba surgiu depois que ele, a convite de pescadores e moradores do entorno das barragens, fez uma visita ao local e constatou que realmente pode estar ocorrendo a contaminação da água. “A plantação de cana é muito próxima das margens das barragens e dos rios que abastecem o manancial. Por isso, acredito na contaminação iminente da água”, concluiu.
Assessoria Parlamentar