O Rio de Janeiro está pronto para receber os Jogos Olímpicos de 2016 a partir do dia 5 de agosto e fazer bonito, tanto em quadra, como na recepção das centenas de delegações estrangeiras. A avaliação é do presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, deputado Leo de Brito (PT-AC), que acompanhou a visita técnica do colegiado ao complexo da Tijuca, no Rio de Janeiro, nesta semana.
Leo de Brito explicou que é papel da comissão fazer estas vistorias, uma vez que as obras para as Olimpíadas, que começam no dia 5, envolvem recursos da ordem de R$ 7 bilhões. “É verdade que a maior parte dos recursos vem da inciativa privada, mas tem também investimento público do governo federal”, acrescentou.
O resultado da vistoria, segundo Leo de Brito, foi muito bom. “Tivemos acesso às nove arenas do complexo da Tijuca, visitamos internamente duas dessas arenas que vão comportar os jogos aquáticos e o handball. Foi uma oportunidade única e, está tudo a contento”, afirmou.
O deputado disse que a comitiva constatou que a estrutura para receber as delegações e para a realização das competições está correta. Ele observou que o Tribunal de Contas da União tem acompanhado as obras e emitido relatórios periódicos. “É claro que tem questões a serem definidas ainda como o legado, o que vai ficar, depois da realização dos jogos. Agora, do ponto de vista organizacional todas as obras estão prontas”, observou.
Para Leo de Brito, a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil é uma vitória do presidente Lula, que conseguiu trazer a competição para o País depois de várias tentativas em governos anteriores. E, também, segundo o deputado, uma conquista da presidenta Dilma, que foi responsável por todo esse processo de execução das obras. “É uma vitória. E, embora ela esteja afastada nesse momento, toda essa organização, que é de primeira linha, foi realizada no governo da presidenta Dilma”, reforçou.
O deputado disse que espera que a presidenta Dilma participe da abertura dos jogos. “É muito justa a sua participação, porque ela foi uma das grandes responsáveis por este momento tão especial que é a realização, pela primeira vez, dos jogos no Brasil”.
Vânia Rodrigues
Foto: Divulgação