Comissão começa a analisar projeto que cria marco legal para educação superior

WaldenorPereira-D1

O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) apresentou nesta quarta-feira (5), na Comissão de Educação da Câmara, parecer favorável ao projeto de lei (PL 4.372/2012), do Executivo, que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior, o INSAES. A autarquia será vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com sede no Distrito Federal.

O INSAES irá supervisionar e avaliar as instituições de educação superior (IES) e os cursos do sistema federal de ensino, de acordo com as diretrizes do MEC e do Plano Nacional de Educação (PNE).  “O INSAES estabelece um novo marco legal para a educação superior , imprescindível para o desenvolvimento do país”, afirmou Waldenor. 

Segundo o deputado, “é impossível pensar no desenvolvimento do Brasil sem uma educação superior de qualidade, que seja capaz de formar pesquisadores  na geração de novos conhecimentos, na difusão de novas tecnologias e na formação profissional da juventude brasileira”, enfatizou. Durante apresentação do seu parecer no colegiado, Waldenor Pereira  ressaltou  o esforço dos governos Lula e Dilma para melhorar a qualidade de educação brasileira.

Segundo o Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), em 2011 as instituições públicas responderam por apenas 25% das  sete  milhões de matrículas no ensino superior brasileiro, contra 75% nas instituições privadas. “O PNE propõe uma taxa de 33% , mais do que o dobro do número de matrículas atualmente existentes no Brasil”, disse Waldenor Pereira.

O PL 4.372/2012  prevê ainda que os processos de fusão, incorporação e aquisição de instituições de ensino superior, muito comum no setor privado, só aconteçam após o parecer do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior,  a fim de preservar a qualidade de ensino, uma das preocupações manifestadas  pelo governo, pelos deputados, pelas entidades educacionais, entre elas, a União Nacional de Estudantes.

Para a presidente da UNE, Virgínia Barros, “as  incorporações  de universidades são analisadas hoje em dia, apenas sob o ponto de vista econômico, sem levar em consideração a garantia de qualidade e o respeito aos estudantes brasileiros”. Com a criação do INSAES, acredita, será possível regulamentar a qualidade das instituições privadas e fazer uma avaliação mais precisa  sobre a questão das fusões e incorporações das universidades.

A coordenadora do Núcleo de Educação, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), elogiou a postura do relator do projeto de acolher sugestões de todos os  segmentos . “Foram 13 emendas  de relator apresentadas ao projeto original do governo, que conta com o apoio de vários segmentos da sociedade civil e setores da educação brasileira”, disse a petista.  De acordo com Fátima, o projeto que cria o INSAES é estratégico porque estabelece “o  papel que o Estado deve exercer ao zelar pela qualidade da educação brasileira’.

O projeto será debatido na próxima quarta-feira (12), na Comissão de Educação.

Saiba mais sobre o projeto

 http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=D546ABD6C60A2107D4160EA31EE04D53.node2?codteor=1022352&filename=PL+4372/2012

Parecer do deputado Waldenor Pereira (PT-BA)

 http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=D546ABD6C60A2107D4160EA31EE04D53.node2?codteor=1095931&filename=Tramitacao-PL+4372/2012 

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex