A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (10), requerimento do deputado Newton Lima (PT-SP) que propõe a realização de audiência pública que debaterá o esquema de espionagem promovido por agências dos Estados Unidos no Brasil e em outros países.
Serão convidados para a audiência representantes do governo federal, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e de empresas de telecomunicações e da Internet, tais como Google, Facebook, Twitter, Microsoft e Telebras “É fundamental ouvi-las porque a denúncia dá conta de que a empresa norte-americana contratada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos teria conexão com instituições em atuação no Brasil”, argumentou Newton Lima.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o ministro da Defesa, Celso Amorim, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Trezza, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, estão na lista de autoridades a serem convidadas.
O requerimento também foi subscrito pelo deputado Sibá Machado (PT-AC), entre outros parlamentares. A audiência pública ainda não tem data para ocorrer.
Rogério Tomaz Jr.