Comissão aprova recomendações de petista sobre presídios no Maranhão

domingos_dutra_A Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH) aprovou nesta quarta feira (1°), o parecer do deputado Domingos Dutra (PT-MA), relator da diligência responsável pela apuração da situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em são Luís, no Maranhão.

 Em novembro, o Complexo foi palco de uma rebelião que durou 30 horas e provocou a morte de 18 presidiários, sendo três deles por decaptação.

Segundo o parlamentar, as condições precárias, principalmente a falta d’agua provocaram o motim. Para ele, as recomendações apresentadas vão servir para corrigir as irregularidades verificadas e atender as demandas apresentadas pelos detentos.  As recomendações serão encaminhadas pela comissão às autoridades responsáveis para que sejam tomadas as providências devidas.

“Nós propomos que o Governo do Estado faça mutirão no sistema penitenciário para corrigir ilegalidade e reduzir a superlotação . Além disso, solicitamos ao governo a regularização imediata do abastecimento de água, pois a falta de água foi uma das causas que provocou a rebelião sangrenta que matou 18 presos”, disse o parlamentar.

O parecer recomenda também que o Governo do Estado pague os advogados dativos, que são aqueles nomeados por um juiz e , na maioria das vezes, cumprem o papel da Defensoria Pública. Dutra disse que faz mais de três anos que esses profissionais não recebem os honorários.

Outra recomendação diz respeito à instalação de uma Vara de Execução Penal em São Luís, uma vez que, segundo o relatório, só existe uma para atender todo o Estado do Maranhão. A médio prazo o parecer recomenda a construção de oito presídios regionais.

Com relação aos assassinatos do líder quilombola, Flaviano Neto; do Prefeito de Presidente Vargas, Raimundo Bartolomeu e do policial militar, Paulo José Sodré, o deputado disse que “os inquéritos estão em andamento e que foi solicitada proteção às testemunhas a fim de garantir a integridade física e a vida das pessoas que presenciaram os crimes”.

Brasília – A CDH aprovou também o requerimento do deputado Domingos Dutra para a realização de uma audiência para acompanhar a investigação do crime da quadra 113 Sul, em Brasília, que aconteceu em agosto do ano passado e vitimou o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, José Guilherme Villela, a esposa do ministro Maria Carvalho Mendes Villela e empregada da família, Francisca Nascimento da Silva.

A comissão aprovou, ainda, três requerimentos da deputada Iriny Lopes (PT-ES). O primeiro requer a constituição de uma representação para acompanhar assassinatos de moradores de rua na cidade de João Pessoa, na Paraíba; o segundo propõe a realização de um seminário internacional, no próximo dia 14, sobre os resultados de comissões da Verdade de outros países e o terceiro propõe a realização de audiência pública, em 8 de dezembro para o lançamento de relatórios produzidos pela Plataforma Brasileira dos Direitos Humanos, Econômicos Sociais, Culturais e ambientais.

Homofobia – A comissão aprovou ainda o requerimento dos deputados Pedro Wilson (PT-GO), Luiz Couto (PT-PB) e Iriny Lopes para discussão e providências em face às declaração do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). O parlamentar disse, em entrevista a TV Câmara, que os pais devem bater nos filhos que apresentem tendência homossexual.

O deputado Pedro Wilson disse que o objetivo do requerimento é abrir o debate sobre a questão. “Não temos como objetivo penalizar, mas a comissão não pode ficar omissa”, afirma.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100