Comissão aprova proposta de sindicalistas para regulamentação da profissão de costureiro

industriatextil
 
A Comissão de Legislação Participativa aprovou nesta semana o parecer do deputado Fernando Ferro (PT-PE) à proposta da Nova Central Sindical de Trabalhadores que regulamenta a profissão de costureiro. “O objetivo da regulamentação é dar um regramento especial à honrosa e tradicional profissão das costureiras e dos costureiros de todo o Brasil”, argumentou.  
 
O texto aprovado estabelece a definição de costureiro, uma jornada de 8 horas diária e 44 horas semanais; pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho; intervalo de duas horas para refeição, após quatro horas de trabalho na mesma empresa; adicional de horas extras de 50% e 100% em dias normais e em sábados e domingos, respectivamente; adicional de 30% para o trabalho noturno; piso nacional de salário. A regulamentação ficará a cargo do Ministério do Trabalho e Emprego. 
 
Fernando Ferro citou pesquisa do Instituto de Estudos e Marketing Industrial, realizada em 2013, que aponta mais de 1,6 milhão de pessoas trabalhando no setor têxtil. Ainda, segundo o estudo, o Brasil é o quinto maior produtor têxtil do mundo e quarto maior do segmento de vestuário, “apesar da grande concorrência que o setor enfrenta, em relação aos produtos colocados no mercado, massivamente importados da China”. O deputado acrescentou que estudos recentes projetam um crescimento de 2,7%, na produção da cadeia têxtil no Brasil.
 
Esses dados, afirmou o parlamentar do PT, evidenciam claramente a importância social e econômica do setor para o País e principalmente para o Nordeste, cuja região é a segunda maior produtora de vestuários do Brasil. “E nessa cadeia produtiva, os profissionais costureiros e costureiras representam um dos maiores contingentes de mão de obra do setor”.
 
Tramitação – Com a aprovação do parecer na Comissão da Legislação Participativa, a sugestão foi transformada no PL 8053/14 e será analisada pelas comissões de mérito da Câmara. A proposta poderá ser apensada a um projeto de lei (PL 7806/14) de conteúdo semelhante de autoria do deputado Amauri Teixeira (PT-BA). O PL do petista também fixa jornada de trabalho, pisos salariais e obrigações das empresas, que ficariam proibidas de fazer revista íntima e de cobrar por danos em peças. 
 
Equipe PT na Câmara  
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100