A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou esta semana um requerimento apresentado pelo deputado Luiz Couto (PT-PB) que prevê a realização de audiência pública para tratar de graves denúncias de ameaças, invasões e até a expulsão de moradores beneficiados pelos programas habitacionais “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal, por homens armados que fazem parte de milícias privadas, em 16 Estados Brasileiros, dentre os quais a Paraíba.
As denúncias de formação de milícias privadas ocorrem com frequência em Estados dominados pelo tráfico de drogas. As milícias que nasceram na década de 1970 nas favelas do Rio de Janeiro agora estão se espalhando para outros estados brasileiros, aterrorizando comunidades que são formadas pelo programa Minha Casa Minha Vida. No Estado do Rio de Janeiro, a milícia já matou 11 famílias que foram expulsas de suas casas e fizeram a denúncia nas delegacias próximas às comunidades.
Luiz Couto ressaltou que este tipo de crime é uma grave violação dos direitos humanos e deve ser coibido para que não gere mais mortes.
Assessoria Parlamentar
Foto: Luiz Macedo Jr