Comissão aprova projeto que institui Dezembro Vermelho para promover combate à Aids

OdoricoErikaTeixeira
 
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (5), o projeto de lei (PL 592/2015), relatado pelo deputado Odorico Monteiro (PT-CE), que institui um calendário de atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV e Aids durante o último mês do ano, que passará a ser chamado de Dezembro Vermelho.
 
O projeto, de autoria dos deputados Erika Kokay (PT-DF), Paulo Teixeira (PT-SP) e Jean Wyllys (PSOL-RJ), tem o objetivo de colocar o tema do HIV e Aids no centro das discussões da agenda pública nacional.
 
“O projeto prevê que durante todo o mês de dezembro serão realizadas atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento do HIV e AIDS, tendo como foco a conscientização, prevenção, assistência, proteção e a promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e Aids”, disse o deputado Odorico. 
 
Em sua opinião, o projeto reforça o dia 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído pela ONU, e é mais uma iniciativa que irá contribuir com os poderes públicos para uma resposta efetiva do Brasil no enfrentamento a essas doenças.
 
“Tal qual o Outubro Rosa e o Novembro Azul, teremos uma série de iniciativas que darão visibilidade ao tema, a partir da iluminação de prédios públicos com luzes na cor vermelha, a promoção de palestras e atividades educativas, a veiculação de campanhas na mídia e a realização de eventos”, completou Odorico.
 
A Aids no Brasil – Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Brasil tem 656.701 casos registrados de AIDS (condição em que a doença já se manifestou), de acordo com o último Boletim Epidemiológico. Em 2011, foram notificados 38.776 casos da doença e a taxa de incidência de AIDS no Brasil foi de 20,2 casos por 100 mil habitantes.
 
A maior concentração dos casos de Aids no Brasil está entre os indivíduos com idade entre 25 a 39 anos em ambos os sexo e os grupos mais vulneráveis são os usuários de drogas, homossexuais e profissionais do sexo.
 
O País registra uma tendência de queda nos últimos dez anos – de 6,1 óbitos para cada 100 mil habitantes em 2004, para 5,7 em 2013, representando uma queda de 6,6%.
 
No entanto, há um processo de pauperização e interiorização dos casos, com crescimento das mortes nas regiões norte e nordeste, com aumento de 75% na região norte e de 41,9% na região nordeste.
 
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra/Lúcio Bernardo JR/Luiz Alves

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex