Comissão aprova projeto do PT para otimizar uso de energia em prédios comerciais

Givaldo

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou nessa quinta-feira (17) projeto de lei (PL 3.131/15) de autoria do deputado Givaldo Vieira (PT-ES) que propõe disciplinar o desligamento da iluminação noturna dos edifícios comerciais do País. A proposta, que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, a partir de alteração da Lei nº 10.295, segue agora para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Se também for aprovado na CCJC da Câmara dos Deputados, o PL será apreciado pelo Senado Federal, sem precisar ser submetido à votação em plenário, por se tratar de um projeto de análise conclusiva nas comissões. Anteriormente, a legislação já havia sido validada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. Com o aval do Senado e com a sanção da Presidência da República, o projeto se tornará lei federal.

Para Givaldo, a proposta visa à economia de energia elétrica e à diminuição da poluição visual das cidades. “É comum observarmos que muitos prédios comerciais mantêm iluminação acesa durante toda a noite, consumindo desnecessariamente grande quantidade de energia. Vale registrar que a água armazenada nos reservatórios das hidrelétricas deve ser utilizada com todo o cuidado e o uso ineficiente de energia contribui para o crescente acionamento do parque termelétrico nacional, elevando a emissão de poluentes. Por isso, este projeto busca contemplar proteção ambiental e redução de poluição visual nos nossos municípios”, afirma.

De acordo com o PL, a iluminação dos edifícios comerciais deverá ser desligada durante a noite, seguindo critérios. Dentre eles, prevê que a iluminação interior dos estabelecimentos deverá ser desligada em até uma hora após o fim de sua ocupação diária; e a iluminação de fachadas e das vitrines de edifícios comerciais deverá ser desligada até uma hora da manhã ou em até uma hora após o fim do funcionamento diário dos edifícios. Além disso, a iluminação das fachadas não pode ser acionada antes do anoitecer. No entanto, o projeto resguarda situações excepcionais, como em época de feriados específicos, a exemplo do Natal, eventos culturais específicos e para o caso de interesse turístico, como em Domingos Martins (ES) e Gramado (RS).

Conforme determina o texto da proposta, o descumprimento da norma sujeitará os responsáveis ao pagamento de multa, no valor de R$ 500,00 a R$ 5.000,00.

Acesse o inteiro teor do projeto: PL 3131/2015

 (AP) 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100