A Comissão de Finanças e Tributação aprovou nesta semana projeto de lei (PL 3398/12) do deputado Ronaldo Zulke (PT/RS) que amplia o Bolsa Verde a famílias em situação de extrema pobreza e que estejam envolvidas em projetos de reciclagem de lixo, coleta e adequada destinação dos resíduos sólidos. O PL já havia recebido parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A matéria será apreciada agora na Comissão de Constituição e Justiça e, caso não haja recurso para votação em plenário, seguirá para o Senado.
“A inclusão dos recicladores representará um avanço nas conquistas alcançadas na conservação do meio ambiente, na inserção social e na valorização das famílias que contribuem para a sustentabilidade”, destaca o parlamentar.
O Bolsa Verde foi lançado em setembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff e integra o “Brasil Sem Miséria”. O programa oferecerá trimestralmente às famílias o valor de R$ 300 pela realização de trabalhos que contribuem para a conservação ambiental no meio rural. Segundo o governo federal, 18 mil famílias devem ser atendidas este ano, número que deve ser ampliado para 74 mil até 2014.
Assessoria Parlamentar