Comissão aprova LDO que garante política para reajuste do salário mínimo

07-07-10-gilmar machado-D1A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou nesta quarta-feira (7) o parecer final do senador Tião Viana (PT-AC) ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011. A LDO define regras para a elaboração do projeto do Orçamento do ano seguinte, que chega ao Congresso até 31 de agosto. Os senadores e deputados ainda deverão apreciar os destaques para concluir a votação da matéria.

O texto aprovado prevê que o Orçamento de 2011, que será enviado neste ano pelo governo, já deverá prever o aumento real do salário mínimo e das aposentadorias e pensões vinculadas ao INSS para o próximo ano. O relator alterou o texto após acordo entre governo, oposição e centrais sindicais. Tião Viana retirou do parecer a regra para o reajuste do mínimo – que seria equivalente à média do PIB acumulado em 2008 e em 2009. Com isso, na prática, a nova redação da LDO antecipa para este ano a negociação do governo com o Congresso para a fixação do percentual dos reajustes.

O líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), destacou que o texto aprovado assegura a política de reajuste do salário mínimo e para os aposentados. “Ao mesmo tempo, garante que o país continue crescendo com distribuição de renda, tendo também uma preocupação muito grande com o social. Por exemplo, as entidades de assistência social, entre elas a de catadores de papel, vão poder firmar convênios com o governo, o que é muito importante porque essas entidades atendem comunidades mais carentes”, disse Gilmar Machado.

O parecer aprovado também restabelece a prerrogativa de o Congresso Nacional decidir sobre a suspensão da execução das obras com indícios graves de irregularidades. Para o deputado José Guimarães (PT-CE), membro da CMO, isso significa a reconquista do papel do Legislativo. “Essa é uma questão importante porque é a retomada do poder de decisão do Congresso, retirando do Tribunal de Contas da União (TCU) essa atribuição. TCU é para fiscalizar e o Congresso decide”, afirmou Guimarães.

Ainda de acordo com o deputado José Guimarães, o texto aprovado “preserva o interesse nacional e estabelece diretrizes muito consistentes para a elaboração do Orçamento de 2011”.

Estatais – Outra mudança feita no texto pelo relator, com base no acordo, foi manter a obrigação de todas as estatais seguir os preços das tabelas oficiais (Sicro e Sinapi) em suas licitações. O senador Tião Viana abriu exceção, porém, para as compras de equipamentos industriais, que, segundo o texto, poderão usar parâmetros de preços de mercado.

Gizele Benitz

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100