Comissão aprova incentivo para uso e plantio da bucha vegetal

WPradoTribunaA Comissão de Agricultura da Câmara aprovou na última semana o projeto de lei (PL 28/11), do deputado Weliton Prado (PT-MG), que institui o programa “A Bucha Vegetal Brasileira”, destinado a promover o plantio e o consumo de bucha vegetal no mercado nacional.

 De acordo com o texto, os pequenos agricultores e produtores rurais estão habilitados a participar do programa. O projeto prevê a capacitação e assistência técnica para os produtores rurais “como forma de aumentar a produtividade de suas plantações, pela adoção de práticas corretas de plantio, cultivo e extração da bucha vegetal”, justificou o petista.

Entre os objetivos da proposta, Weliton Prado destacou a busca por parceria no desenvolvimento tecnológico e de estudos sobre a bucha vegetal, suas pragas e seleção de sementes; o estudo de formas de acesso ao crédito e a uniformização nos preços do produto.

A bucha vegetal é fruto de uma planta trepadeira de origem africana e de cultura tradicional no Brasil. A partir de 1950, passou a sofrer a concorrência das esponjas sintéticas e perdeu espaço no mercado. Trata-se de um produto não poluente, biodegradável, que ao ser descartado pode tornar-se adubo orgânico, ou seja, diferente da bucha sintética, que constitui um resíduo sólido de difícil degradação.

O PL 28/11 tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça.

Ivana Figueiredo com agência Câmara.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também