Comissão aprova convite a ex-ministro Eduardo Pazuello para explicar denúncia de propina no Ministério da Saúde

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou nesta terça-feira (6) requerimento da deputada Erika Kokay (PT-DF) que convida o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, para prestar explicações sobre declarações feitas por ele a respeito de pedidos de propina realizados junto à Pasta que comandava. As declarações foram realizadas em uma reunião interna, vazada para a imprensa, em que Pazuello – ao lado do novo ministro, Eduardo Queiroga – se despedia de funcionários. No encontro, o general relatou ainda que enfrentou conspirações internas para retirá-lo do cargo, além de pressões políticas para oficializar medicamentos sem evidências científicas contra o coronavírus.

No vídeo, Pazuello afirma que ao chegar ao ministério após a renúncia de Nelson Teich, foi procurado por “lideranças políticas com uma relação para ser atendida” para liberação de recursos públicos e que teria recusado. “Começou a crise com a liderança política que mandou relação para gente atender e nós não atendemos. Aí chegou no final do ano uma carreata de gente pedindo dinheiro politicamente. Todos queriam o ‘pixuleco’. Fui jurado de morte”, disse Pazuello.

Para Erika Kokay, essa é uma denúncia grave que precisa ser explicada. “Nós exigimos que o ministro venha e explique o que falou, em defesa do Parlamento, do serviço e da administração pública, e em defesa da transparência. O País precisa passar a limpo essas denúncias que envolvem o poder legislativo, porque ele (Pazuello) disse que foram parlamentares que tentaram achacá-lo”, revelou Kokay.

Durante a discussão do requerimento, o representante do governo no colegiado, deputado Sanderson (PSL-RS), tentou de todas as formas impedir a aprovação do requerimento. Segundo ele, a Comissão deveria focar em assuntos mais importantes. Em resposta, Erika Kokay retrucou que é inadmissível que existam parlamentares que não queiram explicações sobre uma denúncia de achaque. “Isso mostra que existem parlamentares que têm receio de escutar o ministro, talvez porque queiram que esse ato continue escondido”, observou Erika Kokay.

O requerimento também foi subscrito pelos deputados petistas Rogério Correia (MG), Marcon (RS), Vicentinho (SP), Leonardo Monteiro (MG), Zé Carlos (MA) e Carlos Veras (PE).

Além do deputado Sanderson, votaram contra o requerimento os deputados Alexis Fonteyne (Novo-SP), Hélio Costa (Republicanos-SC) e Léo Motta (PSL-MG).

Aprovados outros requerimentos de petistas

A CTASP aprovou ainda dois requerimentos da deputada Erika Kokay para a realização de audiências públicas relativas à Caixa Federal: o primeiro para discutir a recomposição do quadro de pessoal da Caixa Econômica Federal e o fortalecimento da instituição como banco genuinamente público e o segundo para debater violações de direitos dos (as) trabalhadores (as) terceirizados (as) da Caixa Econômica Federal.

Outro requerimento aprovado, também da deputada Erika Kokay, prevê a realização de audiência pública para discutir a importância do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV) para o desenvolvimento e a soberania nacional.

Nesta terça também foram aprovados outros requerimentos de parlamentares da bancada do PT. São eles:

Comissão de Legislação Participativa

Requerimento do deputado João Daniel (SE) de realização de audiência pública para debater o impacto social dos altos preços dos derivados de petróleo no mercado interno brasileiro.
Requerimento do deputado Leonardo Monteiro (MG) de realização de audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 591/2021, que dispõe sobre a organização e a manutenção do Sistema Nacional de Serviços Postais.

Comissão de Minas e Energia

Requerimento do deputado Carlos Zarattini (SP) de audiência pública para discutir a modelagem econômica e as condições contratuais adotadas na venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, pertencente à Petrobras, e os impactos para o mercado regional e nacional de derivados de petróleo.

Requerimento do deputado Padre João (MG) de realização de Audiência Pública para debater a transparência no uso e o controle social da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e da Contribuição Financeira e da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Hídricos (CFURH).

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100