Comissão acompanha negociação no Novo Pinheirinho

erika kokay D2A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal realizou nesta terça-feira (22), diligência no acampamento Novo Pinheirinho, em Ceilândia, no Distrito Federal.

Representando a CDHM, a deputada Erika Kokay (PT-DF) conversou com os líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e defendeu uma saída pacífica para a ocupação, que começou no dia 21 de abril e cujo prazo de reintegração de posse terminou neste domingo. Conforme levantamento  do MTST, 1.432 famílias estariam acampadas na área.

Segundo Erika, a iniciativa da Comissão de Direitos Humanos tem o objetivo de garantir a integridade física dos manifestantes e impedir a repetição de episódios como o de Pinheirinho, em São Paulo, quando uma ação policial de desocupação acabou em violência.

“É preciso ter cuidado para não criminalizar o movimento social, que fez esse acampamento porque as pessoas não estão sendo atendidas no seu direito à moradia. Não queremos botas nem baionetas triturando e pisoteando reivindicações tão fundamentais da população”, ponderou Erika.

Vice-presidenta da CDHM, a parlamentar disse ainda que recebeu denúncias de que líderes do movimento estariam sendo ameaçados. “Além de acompanhar a negociação, temos de garantir proteção aos dirigentes, bem como aos moradores deste acampamento”, frisou.

As informações colhidas durante a diligência irão fazer parte de um relatório a ser encaminhado aos órgãos relacionados à política de moradia do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também