Com Temer, Brasil pode voltar ao Mapa da Fome

Aumento do desemprego e cortes em programas sociais, como o Bolsa Família, jogam milhões de brasileiros de volta à pobreza e à miséria

O golpe que destituiu a presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff impôs uma agenda política perversa, que afetou, sobretudo, a população mais pobre do País.

Em 2014, depois de reduzir em 82,1% o número pessoas subalimentadas, o Brasil, finalmente, tinha deixado o Mapa da Fome da ONU. Agora, corre o risco de voltar porque, desde que o golpista e ilegítimo Michel Temer (MDB-SP) assumiu o poder por meio de um golpe de Estado, o número de pessoas em extrema pobreza voltou a crescer.

Cortes em benefícios e programas sociais, como a extinção de 4,3 milhões de pessoas do Programa Bolsa Família, que agora deve se chamar Bolsa Dignidade; o aumento do desemprego e da informalidade; e a política de congelamento dos investimentos públicos por 20 anos contribuíram para o retorno do cenário de fome e miséria no País.

“O desmonte das políticas de assistência social vitima a população mais pobre. E a situação é de agravamento. Não pode haver ajuste fiscal que viole os direitos humanos, como a Emenda do Teto de Gastos”, denuncia o economista Francisco Menezes, coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

“Que país teremos se prosseguirmos assim? Tudo isso aconteceria se a democracia brasileira tivesse sido preservada?”, questionou Franscisco, que completou: “isso indica qual deve ser nosso campo de luta”.

O tema da fome voltou à preocupação de especialistas e foi destaque de capa da edição de março da revista Radis Comunicação e Saúde, da da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

À revista, o agrônomo José Graziano, presidente da FAO, órgão da ONU responsável pelo combate à fome e à pobreza, afirmou que a crise “terminou por impedir que se consolidasse uma política de segurança alimentar” no Brasil e que, na recessão econômica, os investimentos em programas sociais precisam ser aumentados.

“Para que a fome seja combatida de maneira eficiente, nossa recomendação é sempre a adoção de políticas anticíclicas: quando há recessão econômica, propõe-se aumentar os investimentos nos programas sociais”, explicou Graziano, responsável pela implantação do Fome Zero, em 2003, programa precursor de uma série de outros que colocaram a luta contra a fome na agenda das políticas públicas do Brasil.

Histórico

No Brasil, a seca, que chegou a matar mais de 500 mil pessoas no semiárido entre 1877 e 1879 – mais da metade da população na época -, e outras 100 mil no período entre 1915 a 1917, durante a grande seca, sempre rondou a população nordestina e de bolsões localizados nas periferias e centros de grandes cidades, em cortiços e nas ruas.

Essa realidade passou a ser enfrentada de fato a partir de 2003, no início do governo do ex-presidente Lula, com a criação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que, articulado a diversas outras ações, como a construção de escolas técnicas no semiárido, construção de cisternas e programas de transferência de renda, começou a mudar o cenário de miséria no Brasil, em especial no Nordeste e Norte.

A volta da campanha Natal sem Fome

Como a fome e a miséria voltaram a rondar milhões de pessoas, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida retomou em 2017 a campanha Natal sem Fome. Foram arrecadadas 900 toneladas de alimentos – quase 400 mil quilos a mais do que a meta estimada.

“A segurança alimentar deve ser uma política de Estado. Se o Natal Sem Fome, uma organização não-governamental, tinha condições de arrecadar alimentos e doar à população, o poder público teria possibilidades de fazer muito mais”, protestou Daniel de Souza, presidente da Ação da Cidadania, e filho do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, idealizador do projeto de combate à fome.

Assista a seguir trecho do documentário “Histórias da Fome no Brasil”, idealizado por Daniel de Souza e que mostra a cronologia da fome no país – do Brasil Colônia até as recentes políticas públicas que levaram o Brasil a sair do Mapa da Fome da ONU.

Por CUT

*Com informações Rede Brasil Atual

Foto: Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex