Com salvo-conduto do STF, Tacla Duran vai depor dia 19 na Câmara sobre denúncias de extorsões praticadas pela Lava Jato

Fotos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Rogério Correia e Tacla Duran. Foto: Reprodução/PT

O advogado Rodrigo Tacla Duran confirmou hoje (6) que dará depoimento à Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados no próximo dia 19 para falar sobre graves acusações de extorsão no âmbito da Lava Jato. A informação foi dada pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG), autor do requerimento para que a comissão ouça Tacla Duran, que vive na Espanha.

As acusações feitas pelo advogado envolvem o ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil-PR), o então procurador-chefe da Lava Jato e agora deputado cassado Deltan Dallagnol e a advogada e deputada federal Rosangela Moro (União Brasil-SP). Duran disse em várias oportunidades que foi extorquido na Lava Jato, com advogados exigindo pagamento de 5 milhões de dólares para amenizar a multa e “melhorar” a delação premiada que ele, como ex-advogado da Odebrecht, tentou negociar com procuradores liderados por Dallagnol.

Conforme explicou Correia, Duran confirmou sua vinda a partir de  decisão tomada nesta terça-feira pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe concedeu um habeas corpus preventivo,  garantindo-lhe um salvo-conduto para que ele possa entrar no Brasil, prestar depoimento no dia 19 de junho e deixar o país posteriormente.

Máfia de Curitiba

Toffoli determinou que o Ministério da Justiça e a Polícia Federal adotem as medidas necessárias para garantir a segurança e a livre circulação do advogado durante sua entrada, permanência e saída do País relacionadas ao depoimento.

Em um depoimento prestado remotamente ao juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara de Curitiba, Tacla Duran implicou Moro e Dallagnol em irregularidades da Lava Jato. Após o depoimento, o advogado foi incluído no programa federal de proteção a testemunhas, o que lhe garantiu imunidade processual e segurança para retornar ao Brasil e depor na Lava Jato.

No entanto, próximo à data da viagem marcada para abril, o desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desrespeitou uma ordem do STF e cassou a decisão de Appio, ameaçando Duran com a possibilidade de ser preso caso entrasse em território brasileiro. Essa ação de Malucelli desafiou o STF, uma vez que a Corte havia determinado a suspensão das ações penais envolvendo Tacla Duran.

Marcelo Malucelli, “coincidentemente”, conforme sublinhou Rogério Correia, é pai do sócio do escritório de advocacia de Sergio Moro e de sua esposa, Rosângela Moro, em Curitiba.

No habeas corpus concedido, o ministro Toffoli ressaltou que as ações da 13ª Vara de Curitiba e do TRF-4, que deveriam estar suspensas, serão analisadas paralelamente à concessão do salvo-conduto.

No mesmo depoimento prestado virtualmente ao juiz Eduardo Appio, em maio, Tacla Duran também acusou de extorsão o advogado Carlos Zucolotto, compadre de Sergio Moro, e o ex-procurador Carlos Fernando Santos Lima, um dos coordenadores da Lava Jato na época do ex-juiz.

Operação abafa

Rogério Correia lembrou que desde a época da Lava Jato, e agora no Congresso Nacional,  Moro e Dallagnol se mobilizaram para evitar que Tacla Duran seja ouvido. Em abril, por exemplo, um requerimento similar ao aprovado foi encaminhado à Comissão de Fiscalização, Financeira e Controle, e Dallagnol fez de tudo para bloquear a convocação – com sucesso.

Extorsão de recursos

“As denúncias que ele faz são relativas à extorsão de recursos para que investigados (pela Lava Jato) ficassem livres da prisão. O fato é que Tacla Duran nunca foi ouvido na Lava Jato. Estranhamente Sergio Moro e Deltan Dallagnol não escutavam a denúncia que ele se propunha a fazer”, disse Correia.

 

Leia a íntegra da decisão do ministro Dias Toffli:

Minuta_ Decisão Interlocutória PET 11403- Assinado

Redação PT na Câmara, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100