Com o voto do PT, Câmara aprova projeto que suspende limite para emendas parlamentares de combate à pandemia

Deputado Jorge Solla. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (8) o projeto de decreto legislativo (PDL 292/21), do deputado Lucas Vergílio (Solidariedade-GO), que suspende trecho de portaria do Ministério da Saúde publicada em junho sobre a aplicação de recursos de emendas parlamentares impositivas em ações do Sistema Único de Saúde (SUS) de combate à pandemia nos estados, municípios e Distrito Federal. O trecho a ser suspenso (capítulo 10º) estabeleceu um limite máximo para as emendas direcionadas a uma ação orçamentária específica, criada pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária de 2021, chamada “Reforço de Recursos para Emergência Internacional em Saúde Pública – Coronavírus”.

O deputado Jorge Solla (PT-BA) destacou duas razões pelas quais a Bancada do PT votava favoravelmente à proposta. Primeiro, com o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde. “Há vários anos, nós estamos vivendo sem recuperação financeira. Inclusive, neste ano, o Brasil tem um cúmulo do absurdo, que é reduzir o orçamento para a saúde em plena pandemia”, afirmou.

A segunda razão, segundo Solla, é a própria pandemia, que gera mais demandas para o serviço de saúde, exigindo mais aportar de recurso. “Mas, quero deixar bem claro: é um grande equívoco financiar o enfrentamento da pandemia com base em emendas parlamentares. É um grande equívoco fazer a recuperação financeira dos repasses para municípios e estados e para hospitais filantrópicos com base em emendas parlamentares”, pontuou.

Jorge Solla alertou que o País está caminhando para uma situação onde aqueles hospitais e aqueles municípios que não têm um padrinho parlamentar ficam na penúria, ficam sem a capacidade de executar as ações de saúde. “Do outro lado, aqueles que têm padrinhos bem aquinhoados de emendas — inclusive extra à distribuição equitativa para todos os parlamentares — têm não apenas uma recuperação financeira, como têm um valor a mais”, denunciou.

Limite de transferência

O deputado do PT baiano destacou ainda que era bom lembrar que essa portaria, que está sendo revogada por esse PDL, é apenas o art. 38, e ele estabelece o valor de 1/12 a mais. “Inclusive, é estranho o texto da portaria, no parágrafo único desse artigo diz que, os valores máximos de que trata o caput serão definidos considerando 1/12 (um doze avos) das transferências realizadas pelo Fundo Nacional de Saúde em 2020 para cada ente federativo, excluídas — repito, excluídas — aquelas decorrentes de emendas parlamentares e de créditos extraordinários editados para o enfrentamento da Covid-19 Então, nós estamos trabalhando com o limite de 1/12 daqueles valores que foram transferidos em 2020, que já foi o ano da pandemia”, frisou.

Na avaliação do deputado Solla, o Ministério da Saúde tinha que ter um plano para a aplicação desses recursos com base na capacidade instalada da rede, na capacidade de cada unidade hospitalar, na capacidade da rede municipal e nas necessidades de enfrentamento à pandemia, e não em critério de quantos parlamentares e de qual é o orçamento que cada parlamentar maneja.

Nós não podemos ter que os Municípios que têm essa relação com Parlamentares aquinhoados não tenham limite e tenham um aumento substancial de recursos, e que os demais fiquem na penúria, com a sua rede sem condição de se manter. “Então, nós precisávamos ter um Ministério da Saúde que tivesse critérios técnicos para a distribuição de recursos para o enfrentamento da pandemia em todos os municípios e estados brasileiros, e não que viabilizasse a distribuição dos recursos com base no apoio parlamentar e, obviamente, com critérios de apoio parlamentar de quem é da base do governo e de quem não é, diferenciando o volume de recursos”, protestou.

O projeto de decreto legislativo ainda precisa ser apreciado pelo Senado.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo