Até o momento, 2,1 milhão de inscrições estão confirmadas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que já é o maior da história do país. O número, somatório dos candidatos isentos e dos inscritos que já tiveram o pagamento aprovado, é uma parcial das compensações bancárias realizadas no final de semana, após o término do prazo para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).
O número de inscritos que pagaram a taxa, até o final de semana, era de 1,5 milhão. Mas a compensação bancária dos boletos pagos até sexta pode durar dois dias úteis.
Após a compensação bancária final dos pagamentos, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos irá divulgar, entre outros dados, o balanço final de inscrições confirmadas e o número total de inscritos por cada bloco temático. O anúncio será feito pela ministra Esther Dweck, em entrevista coletiva, a ser realizada nesta semana.
Sobre o Concurso Nacional
Com o número de inscritos que pagaram, mais os 600 mil candidatos com direito à isenção, o Concurso Público Nacional Unificado já é o maior seletivo de vagas na administração pública na história. O CPNU é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O MAIOR CONCURSO PÚBLICO DA HISTÓRIA | Em @AVozdoBrasil, o coordenador-geral de Logística do Concurso Público Unificado, Alexandre Retamal, deu mais detalhes sobre o certame do @GestaoGovBr. Entre pagantes e isentos, mais de 1,7 milhão de candidatos deverão fazer as provas. pic.twitter.com/4cBbZVtV5v
— CanalGov (@canalgov) February 19, 2024
O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
O “Enem dos concursos” vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais (órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional). As inscrições para o concurso foram abertas em 19 de janeiro e se encerraram nesta sexta-feira, 9 de fevereiro.
A prova será no dia 5 de maio e será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.
Por Ministério da Gestão