Com Lula, “índice de miséria” do Brasil atinge o nível mais baixo desde 2007

Inflação e desemprego baixos são cruciais para melhorar a qualidade de vida da população. Foto: Sérgio Amaral/MDS

O primeiro ano do governo Lula fez com que o “índice de miséria” do Brasil caísse para o menor nível desde 2007, informou nesta semana a consultoria MB Associados. Esse indicador é calculado a partir da combinação das taxas de inflação e desemprego.

Ao fim de 2003, o índice de miséria ficou em 12,5 pontos, o menor nível para dezembro desde 2007, primeiro ano do segundo mandato do presidente Lula, que registrou 12,3 pontos. Em outras palavras, Lula trouxe o Brasil de volta aos bons tempos de Lula.

“O ano de 2023 foi um momento em que voltamos a ver números parecidos com o que foi no passado”, disse, em entrevista ao Valor Econômico, o economista-chefe da MB, Sergio Vale. “As duas coisas (aumento do emprego e diminuição da inflação) evoluíram positivamente de forma bastante intensa”, explicou.

Lembrando: no último mês de 2023, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 4,6% no acumulado de 12 meses. Índice bem menor que os registrados em 2021 (10,06%) e 2022 (5,79%).

Já o desemprego no último trimestre do ano passado ficou em 7,4%. Foi a menor taxa desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015, e a menor para um trimestre encerrado em dezembro desde 2014, segundo o IBGE.

Expectativa de melhora

A importância do índice, explica Vale, vem do fato de ele levar em conta dois índices que afetam diretamente a vida da população. E é importante que os dois estejam equilibrados, afinal, uma taxa de desemprego baixa pode não significar muito se a inflação dispara, corroendo o poder de compra das famílias.

“O índice de miséria capta o bem-estar da população. São duas taxas, inflação e emprego, que, talvez, sejam as que a população mais sente no bolso”, disse o economista ao Valor.

Para ele, o índice deve continuar caindo nos próximos anos, fechando 2024 em 12,1, pois a tendência é que a inflação e o desemprego sigam em níveis baixos. 

Já o economista-chefe do Banco Pine, Cristiano Oliveira, também ouvido pelo Valor, acredita em um resultado ainda melhor: 10,5 em 2024 e 9,6 em 2025.

“Acreditamos que ela vai continuar desacelerando, seja porque as condições financeiras irão para o terreno expansionista, seja porque a economia brasileira está em um novo patamar de crescimento, que pode ser entre 2% e 2,5%, e vai acabar colocando mais pessoas no mercado de trabalho”, analisou Oliveira.

Por PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100