Com Lula, desfile de 7 de Setembro realça as conquistas do País na área da saúde

Presidente Lula durante o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios -Foto: Ricardo Stuckert

Retomada das campanhas de vacinação infantil e ampliação dos atendimentos em saúde, com o fortalecimento do Mais Médicos, foram um dos eixos temáticos da celebração do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios.

Sob o lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, uniu vários simbolismos. Com a participação do presidente Lula e de outras autoridades, a celebração do Dia da Independência, organizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), abordou três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o País e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos.

Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do País: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou.

A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e do nosso direito de acesso à saúde pública, de acesso ao serviço público”. Pioneiro em campanhas de vacinação e exemplo para o mundo, o Brasil amargou em anos anteriores índices de vacinação abaixo do esperado.

Contudo, o cenário está sendo revertido de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) – que retirou o país da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas. Em 2021, o Brasil ocupava o 7º lugar nesse ranking e, em 2023, deixou de fazer parte da lista.

Prioridade

“Acho que a gente tem uma coisa linda no nosso país, chamada SUS. Além de uma instituição, ele é formado por pessoas, por profissionais, por técnicos, pessoas que dedicam o seu trabalho para ter essa instituição fortalecida, em um país como o Brasil: enorme, com uma população gigante”, descreveu Tatyanna Falcão, bióloga brasiliense de 48 anos, que acompanhou o desfile este ano.

Para ela, o SUS é uma instituição que precisa ser potencializada e valorizada, porque só ela tem “condições de entender a realidade do país, entender as propostas que precisa fazer para ter um atendimento que é validado no mundo inteiro”. Este ano, o Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, desfilou na Esplanada em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), para evidenciar a importância da temática para o governo.

Leia maisFarmácia Popular, 20 anos: governo Lula amplia para 95% oferta de medicamentos gratuitos

Pronunciamento à nação

Em pronunciamento transmitido na sexta-feira (6), em cadeia nacional de rádio e televisão, o presidente assinalou que a vitória da democracia “permitiu que a saúde e a educação voltassem a ser prioridade”.

O Governo Federal retomou o Mais Médicos em 2023 para garantir atendimento médico principalmente em regiões de vazios assistenciais, além de trazer aos profissionais a oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.

número de profissionais do Mais Médicos em atividade aumentou 93,83% nos últimos 18 meses. Atualmente, 24.894 médicos e médicas atendem em todo o Brasil. São 12.051 a mais que o efetivo em atividade no final de dezembro de 2022.

O presidente Lula também enfatizou que a soberania do país “não está à venda”e destacou que a democracia vai além do simples ato de votar. Segundo afirmou, ela é a luta contínua pela conquista de direitos fundamentais, como alimentação, moradia digna, empregos de qualidade e segurança para as famílias.

Presidente Lula durante o desfile do Dia da Independência – Foto: Ricardo Stuckert

Autoridades presentes

Além do presidente Lula, acompanham a celebração do Dia da Independência o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, além dos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Edson Fachin.

O presidente Lula chegou às 8h45 e desfilou em carro aberto até o palanque de autoridades. Passam pelo desfile alunos de escolas públicas do Distrito Federal, atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e batalhões das Forças Armadas. O público presente ainda acompanhou a apresentação da Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército e a performance da Esquadrilha da Fumaça.

Também estiveram presentes a ministra Nísia Trindade (Saúde) e outros ministros do governo.

Os comandantes do Exército, general Tomás Miguel Paiva, da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, e da Marinha, Claudio Mello de Almeida, acompanharam o desfile cívico-militar. No palanque ainda estiveram os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

 

Do PT Nacional, com informações da Secom/PR

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100