Com Lula, 17ª Conferência Nacional de Saúde retoma participação social no SUS

Pelo menos seis mil pessoas participam do evento e vão deliberar sobre 1.500 propostas elaboradas em conferências livres, municipais e estaduais Foto: Julia Prado/MS

Com o governo Lula e a mobilização de mais de dois milhões de pessoas em todo o país para a realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde, o povo brasileiro comemora o retorno da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS) e o restabelecimento do pacto federativo com ações entre União, estados e municípios.

O encontro tem como tema “Garantir Direitos, defensor do SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, e acontece em Brasília até o dia 5 de julho.

Pelo menos seis mil pessoas participam do evento e vão deliberar sobre 1.500 propostas elaboradas em conferências livres, municipais e estaduais. O resultado da 17ª CNS dará suporte à elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

Força coletiva do SUS

Neste domingo (2), durante a abertura do evento, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a força coletiva do SUS na defesa da democracia e na união do Conselho Nacional de Saúde, mesmo após diversos retrocessos e descasos enfrentados no governo de Bolsonaro .

“Estamos assim com essa força porque o povo brasileiro elegeu o presidente Lula. E ele estará aqui conosco na quarta-feira”, afirmou Nísia. “Eu fico muito emocionada de ser saudada com a música que marcou para sempre o amor do povo brasileiro pelo presidente Lula. Agradeço muito, muito obrigada a cada um, a cada um de vocês”, declarou.

Leia o discurso , na íntegra, da ministra da Saúde.

Recursos até 2027

coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do PT , Eliane Cruz, reforça que o objetivo da conferência é elaborar e aprovar o Plano Plurianual e o Plano Nacional de Saúde para definir o destino dos recursos federais entre 2024 e 2027.

“E que o orçamento da saúde chegue, até o final de 2027, a 6% do PIB”, reforçou Cruz. “Hoje, este investimento é de 3,8%. Precisamos aumentar os recursos para aumentar a qualidade do SUS e atender as demandas de proteção da saúde e prevenção de doenças no Brasil”.

Organizadas pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde (CNS), as conferências têm o objetivo de fazer o Brasil voltar a investir na saúde do povo brasileiro, evitar crises de dependência como as que aconteceram durante a pandemia da Covid-19, adquirir equipamentos de laboratórios , centros de pesquisa e fábricas na produção de insumos como vacinas e aparatos hospitalares.

Ato público

Um ato público em defesa do SUS está previsto para acontecer na quarta-feira (5), às 8h, em frente ao Museu da República.

Além da avaliação das propostas e do ato, a programação dos quatro dias de encontro inclui momento cultural, atividades autogestionadas, espaço para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e espaço cultural, chamado Tenda Simone Leite e Wanderley Gomes, com literatura em cordel, teatro, poesia, sarau, performance em formato de cortejo.

A 17ª Conferência Nacional acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Confira a programação completa no site do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

PTNacional , com informações do CNS

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex