Com desempenho surpreendente, PIB leva pânico à Faria Lima

Setores mais abastados do país demonstram ser contrários à divisão das riquezas entre todos os brasileiros. Site do PT

Alta de 0,9% no terceiro trimestre levou o mercado a revisar para cima as projeções para 2024 e apontar como nocivos à economia o aumento dos empregos e da renda: “Deviam estudar mais e especular menos, para o bem do Brasil”, diz Gleisi;

A depender da vontade do mercado e de seus sócios na grande mídia, o Brasil continuará sendo um dos campeões mundiais de concentração de renda e de desigualdades. As reações nervosas à divulgação de que, no terceiro trimestre, o PIB cresceu 0,9%, mais uma vez surpreendendo as previsões pessimistas dos ‘analistas’, confirma que, para o andar de cima, qualquer sinal de melhora nas condições de vida na base da população deve ser combatido, com ameaça de juros e dólar nas alturas.

Os números do PIB foram divulgados na terça-feira (3), quando o IBGE apontou que a alta de 0,9% no terceiro trimestre indica um crescimento de 4% em um ano. Com esse resultado, o mercado foi mais uma vez obrigado a revisar as projeções para o PIB de 2024, passando de 3% para 3,5%. Também o Ministério da Fazenda anunciou que fará uma revisão, para cima dos 3,3% projetados anteriormente.

Esse desempenho reflete a manutenção de um cenário montado por aumento dos empregos, da renda das famílias, das vendas no comércio e dos investimentos, entre outros fatores que confirmam o acerto da política macroeconômica do governo Lula, focada em garantir oportunidades para todos os brasileiros.

Pânico na Faria Lima

Mas foi só sair o resultado do PIB para a turma da Faria Lima mais uma vez disparar alertas, através da mídia corporativa, de que a economia pode estar crescendo acima do seu potencial, com risco inflacionário embutido. E que não há os ganhos de produtividade necessários para que seja mantido o ritmo de crescimento de maneira sustentável.

Por outro lado, essas vozes omitem que a inflação, embora esteja sob controle, tem sido pressionada não pelo consumo das famílias, mas pela alta do dólar e pelos juros elevados do BC, ambos manipulados pelo próprio mercado. Também escondem os efeitos dos fatores climáticos nos preços dos alimentos.

Leia maisAlta do dólar: Zeca Dirceu pede imediata punição de Campos Neto por negligência

Também é fora da realidade das análise pessimista sobre ganho de produtividade. Conforme os dados da Produção Industrial, divulgados nesta quarta-feira (4) pelo IBGE, a produção de bens de capital – máquinas, equipamentos, instalações, entre outros – continua crescendo fortamente e avançou 1,6% em outubro frente a setembro e 15% na comparação com o mesmo mês do ano passado, reflexo direto da alta dos investimentos na produtividade.

Especulação

A verdade é que esses argumentos são sempre usados pela Faria Lima para pressionar o Banco Central a elevar ainda mais a taxa básica de juros (Selic), hoje já no patamar extorsivo de 11,25%, favorecendo apenas a multiplicação dos lucros da especulação financeira.

Em uma postagem na rede social X, a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticou a postura especulativa e sabotadora do mercado, que cada vez mais arroga para si as decisões sobre os destinos do país.

“PIB do trimestre, com alta de 0,9%, volta superar expectativas e sustenta projeção do governo de crescimento acima dos 3% no ano. Economia do país, segundo o IBGE, segue se beneficiando dos investimentos, mercado de trabalho fortalecido e consumo das famílias, ou seja: tudo que os “especialistas” da mídia e os senhores do mercado consideram nocivo e querem destruir com os juros reais mais altos do planeta”, afirmou a parlamentar.

“Deviam estudar mais e especular menos, para o bem do Brasil. E deixar o presidente Lula em paz para reconstruir o país”, acrescentou Gleisi.

“Agentes do mercado odeiam Lula”

A presidenta do PT também ironizou uma pesquisa Genial Quaest que foi divulgada nesta nesta quarta-feira (4) mostrando que 90% do mercado financeiro têm avaliação negativa do governo Lula.

“Quest faz pesquisa para mostrar que os agentes do mercado odeiam Lula, mesmo abocanhando 6% do PIB em juros da dívida pública (4 anos de Bolsa Família), num governo em que o Ibovespa já cresceu mais de 20% e suas ações da Petrobrás valorizaram 140%, com o PIB crescendo 3% dois anos seguidos. Com esses dados na mão e explicando que as ‘expectativas’ dessa gente é que fazem explodir os juros e disparar o dólar, seria legal a Quaest fazer pesquisa sobre o que a população pensa do mercado e seus agentes”, disse a parlamentar.

“Investimento sobe quando a economia cresce”

Já o colunista João Paulo kupfer, do UOL, desmontou o argumento de que o elevado patamar da dívida pública, impulsionado pelos juros altos, inibe investimentos.

“O fato é que a radiografia do desempenho do PIB no terceiro trimestre contradiz a teoria segundo a qual o impulso fiscal positivo, ao pressionar a dívida pública, produz aversão ao investimento. Na verdade, dependendo da situação, o investimento sobe quando a economia cresce, sem tanta preocupação com a relação entre a dívida pública e o PIB”, escreveu o jornalista, em artigo intitulado ‘PIB dá surra na teoria de que dívida pública alta inibe investimento’, publicado na terça-feira (3).

Leia mais: Os juros e o ataque especulativo: quem paga a conta?

Da Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100