Camilo Santana (PT) foi eleito neste domingo (26) governador do Ceará para os próximos quatro anos. Com 99% das urnas apuradas, o petista garantiu 53,32% dos votos válidos, contra 46,68% do senador Eunício Oliveira (PMDB). É a primeira vez que um candidato do PT é escolhido para o governo cearense.
Em seu plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitor (TSE), Camilo assegurou que vai criar o programa “Em Defesa da Vida”, interiorizando o policiamento.
O petista também disse que vai atuar “de forma integrada, com as demais políticas públicas, trabalhando de forma sistêmica no território, criando nos locais mais vulneráveis ações relacionadas à segurança, saúde, educação, emprego e infraestrutura pública, envolvendo as secretarias de governo”.
Emprego – Já na área de renda e emprego, o governador eleito fala em interiorizar as oportunidades e fazer o estado crescer de forma “mais equitativa, do ponto de vista geográfico”. Camilo também disse que vai “ampliar e fortalecer as ações articuladas com o governo federal, governos estaduais e governos municipais, visando a consolidação de programas e projetos estratégicos para a economia e o desenvolvimento regional e local”.
Perfil – Camilo Santana nasceu no Crato (CE), é casado, engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Presidente do Centro Acadêmico (CA) de Agronomia e diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC.
É servidor público federal concursado do Ibama, ocupando a função de analista ambiental e professor do Curso de Saneamento Ambiental do Instituto Centec em Juazeiro do Norte, onde foi coordenador.
Foi superintendente adjunto do Ibama no estado do Ceará (2003 e 2004) e Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado no primeiro governo de Cid Gomes (2007 a 2010).
No período em que esteve como secretário, Camilo realizou uma gestão compartilhada com os movimentos sociais e sindicais. Colaborou com o Governador Cid na implantação e fortalecimento de importantes programas e projetos que estão transformando a vida de milhares de agricultores e agricultoras familiares.
Em 2010 foi o deputado estadual mais votado do Ceará, recebendo 131.171 votos no estado.
Antes de assumir a candidatura ao governo do estado, ocupava a Secretaria das Cidades da segunda gestão do Governador Cid Gomes.
Equipe PT na Câmara com Agências