Um novo colapso está no horizonte dos brasileiros e brasileiras. Com o aumento no preço do diesel, anunciado pela Petrobrás, o Brasil vai parar. O efeito Bolsonaro e seus sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis impacta diretamente os caminhoneiros, que afirmam ter dificuldades para manter a frota. As consequências vão pesar ainda mais no bolso do povo, que enfrenta a carestia no preço dos alimentos, do gás de cozinha e dos combustíveis.
A elevação no valor do diesel nas refinarias de 8,87% trará severas sequelas para o país. Conforme o líder de caminhoneiros, Walace Landim – o Chorão, “o transporte no Brasil vai colapsar”.
Em entrevista ao jornal Metrópoles, o também presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava) afirma que os caminhoneiros não conseguem repassar os produtos que vão para os supermercados.
“O transportador está parando naturalmente. O transporte vai entrar em colapso. Não consegue repassar tudo, mas alguma parte repassa, e isso vai para os supermercados”.
“Aumento direto no prato do cidadão”
O diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL), Carlos Alberto Litti Dahmer, critica o novo aumento do diesel anunciado pela Petrobras. O preço médio do litro passou de R$ 4,51 para R$ 4,91, um aumento de 8,87%.
“Esse novo reajuste do diesel trará um resultado negativo não apenas para nós caminhoneiros, mas para todo o povo brasileiro. Defendemos o fim da política de Preço de Paridade Internacional (PPI) da Petrobras e a criação de uma nova gestão para que sejam cobrados preços justos. Chega dos acionistas continuarem ganhando”.
Veja o posicionamento de Litti, na íntegra, abaixo:
A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) afirmou que, após o aumento no preço do diesel anunciado pela estatal, “é necessária uma ação conjunta de todos os setores que dependem do combustível para o exercício da sua atividade econômica”.
Paralisação
Em seu perfil do Instagram, o líder de caminhoneiros pergunta ao povo se apoiam uma paralisação no próximo dia 21. Com 1.270 respostas à enquete, 96,9% das pessoas disseram que concordam com a greve.
Parlamentares do Partido dos Trabalhadores também criticaram o novo aumento do diesel em suas redes sociais. Confira:
Aumento de 8,8% no diesel a partir de amanhã é mais uma crueldade do governo Bolsonaro.
Alta no diesel tem efeito inflacionário em toda a economia. O povo não aguenta mais a alta de preços e um governo insensível com a perda do poder de compra das famílias.
— Erika Kokay (@erikakokay) May 9, 2022
Com esse governo, todo dia temos notícias de aumentos nos preços. É gasolina, gás de cozinha, alimentação e também o diesel, que passou a superar os R$ 8. Em Natal, já começamos a ver o aumento nas bombas, que tem impacto direto no bolso dos trabalhadores e na cadeia produtiva. pic.twitter.com/b8IZu4CcFS
— Senador Jean (@senadorjean) May 12, 2022
Se o seu carrinho no supermercado já está quase vazio, se prepare que vem mais aumento. A Petrobras sob Bolsonaro aumentará o preço do diesel em 40 centavos e isso vai encarecer ainda mais os preços dos alimentos. Inflação e fome: a cara desse governo!
— Natália Bonavides (@natbonavides) May 9, 2022
ABSURDO! Bolsonaro autoriza novo aumento de 9% no diesel, sacrificando ainda mais os caminhoneiros. Lembrando, também, do aumento da gasolina que está quase custando R$ 9 reais.
Fica a pergunta: seu salário aumentou quanto nesses quase 4 anos?
— Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) May 9, 2022
FUP: Bolsonaro debocha do brasileiro ao esconder que o único responsável por novo aumento no diesel é ele mesmo https://t.co/qQeBWk8S1S
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) May 10, 2022
Dolarização
Bolsonaro, que mantém a política de Preço de Paridade de Importação (PPI) adotada sob Michel Temer empenha a dolarização nos preços dos combustíveis que resultou, em 2021, o maior aumento no preço do diesel e da gasolina nos últimos 20 anos.
Aumento maior só foi observado em 2002, mesmo assim, sem que a alta fosse repassada ao consumidor. Este cenário, visto pela Petrobrás como benéfico para e economia brasileira, só beneficia e gera mais lucros para os acionistas privados.
PTNacional, com informações do Valor e Metrópoles