Colapso: caminhoneiros não conseguem manter frota com aumento do diesel

Foto: Site do PT

Um novo colapso está no horizonte dos brasileiros e brasileiras. Com o aumento no preço do diesel, anunciado pela Petrobrás, o Brasil vai parar. O efeito Bolsonaro e seus sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis impacta diretamente os caminhoneiros, que afirmam ter dificuldades para manter a frota. As consequências vão pesar ainda mais no bolso do povo, que enfrenta a carestia no preço dos alimentos, do gás de cozinha e dos combustíveis.

A elevação no valor do diesel nas refinarias de 8,87% trará severas sequelas para o país. Conforme o líder de caminhoneiros, Walace Landim – o Chorão, “o transporte no Brasil vai colapsar”.

Em entrevista ao jornal Metrópoles, o também presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava) afirma que os caminhoneiros não conseguem repassar os produtos que vão para os supermercados.

“O transportador está parando naturalmente. O transporte vai entrar em colapso. Não consegue repassar tudo, mas alguma parte repassa, e isso vai para os supermercados”.

“Aumento direto no prato do cidadão”

O diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL), Carlos Alberto Litti Dahmer, critica o novo aumento do diesel anunciado pela Petrobras. O preço médio do litro passou de R$ 4,51 para R$ 4,91, um aumento de 8,87%.

“Esse novo reajuste do diesel trará um resultado negativo não apenas para nós caminhoneiros, mas para todo o povo brasileiro. Defendemos o fim da política de Preço de Paridade Internacional (PPI) da Petrobras e a criação de uma nova gestão para que sejam cobrados preços justos. Chega dos acionistas continuarem ganhando”.

Veja o posicionamento de Litti, na íntegra, abaixo:

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) afirmou que, após o aumento no preço do diesel anunciado pela estatal, “é necessária uma ação conjunta de todos os setores que dependem do combustível para o exercício da sua atividade econômica”.

Paralisação

Em seu perfil do Instagram, o líder de caminhoneiros pergunta ao povo se apoiam uma paralisação no próximo dia 21. Com 1.270 respostas à enquete, 96,9% das pessoas disseram que concordam com a greve.

 

Parlamentares do Partido dos Trabalhadores também criticaram o novo aumento do diesel em suas redes sociais. Confira:

 

Dolarização

Bolsonaro, que mantém a política de Preço de Paridade de Importação (PPI) adotada sob Michel Temer empenha a dolarização nos preços dos combustíveis que resultou, em 2021, o maior aumento no preço do diesel e da gasolina nos últimos 20 anos.

Aumento maior só foi observado em 2002, mesmo assim, sem que a alta fosse repassada ao consumidor. Este cenário, visto pela Petrobrás como benéfico para e economia brasileira, só beneficia e gera mais lucros para os acionistas privados.

PTNacional, com informações do Valor e Metrópoles

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100