Cidade do Saber: Projeto inovador é apresentado na Câmara

Caetano

Mais de 500 mil atendimentos em oito anos, cerca de 10 mil pessoas atendidas anualmente, dos seis anos até a terceira idade, um modelo de gestão premiado nacional e internacionalmente. Para a gestora do Programa Cidade do Saber, Ana Lúcia Alves, o projeto, idealizado pelo deputado Caetano (PT-BA), quando prefeito de Camaçari, pode ser reproduzido em outros municípios do país porque é um exemplo de gestão e inclusão social.

Convidada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) para falar sobre a Cidade do Saber, Ana Lúcia é presidente da Organização Social Instituto Professor Raimundo Pinheiro, administradora do complexo integrado de educação, cultura e lazer que oferece, gratuitamente, atividades de natureza pedagógica, oficinas de artes e esportes à população do município baiano.

“O que mais nos gratifica é ver que a população se apropriou da Cidade do Saber, não há depredação e todos se sentem corresponsáveis pela manutenção do espaço público”, afirmou Ana Lúcia. Além das atividades, a CDS oferece espaços culturais interativos, como um teatro, um museu e o Memorial do Polo Industrial de Camaçari.

O Instituto administra e opera o programa a partir de metas previamente acertadas e com o acompanhamento de uma comissão de avaliação formada por representantes do Executivo municipal, da Câmara de Vereadores e da sociedade civil. Ela explicou que depois de consolidar a ocupação de todo o espaço de 22 mil metros quadrados, o projeto começou a ampliar seu espectro de atuação, criando o ponto móvel da Cidade do Saber que atende a população rural e litorânea em parcerias com 54 escolas municipais, com 22 mil alunos beneficiados.

“Nós estamos orgulhosos com a brilhante apresentação deste projeto aqui na Câmara, porque acreditamos que ele é inovador e sem dúvida influenciou na mudança do perfil da nossa cidade, na produção de saberes e também na mudança da cultura da gestão pública”, afirmou o deputado Caetano, que foi o autor do requerimento para a realização da audiência.

O secretário de Esportes de Camaçari, Anderson Santos, salientou que a proposta é fundamental para o combate à violência, pois não há registro de que crianças ou adolescentes atendidas que tenham se envolvido com drogas ou armas de fogo. O secretário de articulação do Estado e União de Camaçari, Joelson Meira, citando José Martí, lembrou que ser culto é ser livre e ainda ajudar as pessoas a se livrarem da opressão e que o Cidade do Saber, ao privilegiar a diversidade e a inclusão, alimenta a esperança de que é possível transformar o cidadão e a sociedade por meio da cultura e de novos saberes.

O vice-presidente da CDU, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que presidiu a audiência, acredita que essa é uma proposta social de longo alcance que pode ser um exemplo para outras iniciativas no país.

Assessoria Parlamentar

Foto: Salu Parente/PTNACÂMARA

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex